Na melhor idade, o importante é se movimentar, seja praticando exercícios ou simplesmente mexendo os quadris. E por isso, os integrantes do Cabelos de Prata do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Pintolândia, aproveitaram esta terça-feira, 25, para mostrar toda a sua vitalidade por meio de atividades físicas, sociais e psicológicas. Os jogos adaptados reuniram cerca de 80 participantes.
Alongamento, dança, boliche, basquete e vôlei adaptado são alguns dos exercícios praticados pelos idosos. Francisco Pereira, de 68 anos, está no Cabelos de Prata há quase 3 anos e gostou muito de participar dos jogos. “Depois que eu entrei aqui, só melhorou. Aqui a gente faz amizade, se exercita e é feliz. Gosto de tudo. Já saio de casa me aquecendo para me preparar para as atividades”, contou.
Já dona Maria da Cruz, de 77 anos, confessa ter um pouco de dificuldade em executar os exercícios, mas se esforça para se movimentar. “Quando venho, fico bem. Me dá mais coragem para fazer as coisas. Essas atividades me ajudam demais. Amo tudo que envolve o Cabelos de Prata”, disse ela, há 15 anos no projeto.
O educador social do CRAS Pintolândia, Jackson Gomes, explicou que a programação foi pensada visando estimular os integrantes do projeto a um estilo de vida mais saudável. Isso porque as atividades melhoram a resistência e a força física dos idosos. Além disso, ao mesmo tempo, fortalece tanto o sistema imunológico, quanto as amizades.
“Nós adaptamos os jogos para que eles possam participar sem dificuldades. No boliche, por exemplo, usamos bolas mais leves. No basquete, os arremessos são feitos em cestas mais baixas. Além disso, incluímos atividades como dominó e jogos de tabuleiro, que também estimulam a mente. Muitos idosos chegam achando que não conseguem mais se movimentar como antes. Porém, com o tempo, percebem que podem fazer mais do que imaginavam”, explicou.
CABELOS DE PRATA – Criado em 2001, tem suas ações voltadas às pessoas acima de 60 anos, contribuindo no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, no fortalecimento dos vínculos familiares, do convívio comunitário e na prevenção de risco social. Além disso, os idosos recebem uma ajuda de custo no valor de R$300. Atualmente, conta com cerca de 1.415 integrantes.