A partir desta quarta-feira, 2, começa a operar em fase experimental a segunda linha de ônibus interbairros de Boa Vista: a 602 – Santa Luzia/Direto-Caçari. Com um percurso de mão única e sem passar pelos terminais, a nova rota garante mais agilidade aos passageiros, atendendo trechos da cidade que antes não contavam com transporte público, de segunda a sexta. O período de testes será de 45 dias.
A linha terá apenas um horário fixo, com saída do ponto inicial, no Santa Luzia, às 6h12 da manhã. A 602 intensifica a oferta de ônibus no horário de pico, quando trabalhadores precisam chegar ao serviço e estudantes nas escolas, cursos e universidades.
Na semana passada, equipes da Diretoria de Mobilidade Urbana da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) e da Cidade de Boa Vista Transportes Urbanos Ltda – concessionária do transporte público – fizeram uma viagem experimental para avaliar o trajeto. O percurso foi concluído em aproximadamente uma hora.
Durante a vistoria, o presidente da Emhur, Flávio Grangeiro, ressaltou que a criação da linha atende a uma demanda frequente da população, identificada durante a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.
“A ampliação da rede de transporte coletivo tem sido uma prioridade do prefeito Arthur Henrique. A população precisa de linhas mais rápidas e eficientes, e essa nova rota busca justamente oferecer um deslocamento mais ágil, especialmente nos horários de maior movimento, reduzindo o tempo de viagem. A fase experimental será essencial para avaliar a adesão e possíveis melhorias”, destacou.
A 602 atenderá trechos que ainda não contavam com transporte público, como o trecho da avenida Brigadeiro Eduardo Gomes em frente ao Parque Anauá e partes dos bairros São Francisco, dos Estados, 31 de Março, Aparecida e Caçari. Confira o trajeto completo da linha: