A Páscoa é um dos momentos mais esperados pelos brasileiros, muito pelo aspecto religioso ou pela quantidade de produtos feitos à base de chocolate à disposição nas prateleiras (ou feitos de forma artesanal). Seja qual for a celebração dessa festividade, o Procon Boa Vista recomenda aos consumidores muita cautela. Por isso, confira aqui dez dicas importantes para boas compras.
1- Pesquisa e planeje – Antes de ir às compras, faça uma pesquisa comparativa de preços. Assim será possível adquirir o produto desejado (como os ovos de Páscoa) sem pesar no bolso. Elabore uma lista e estipule as suas necessidades. Com isso a economia será garantida.
2- Armazenamento – Ao sair para as compras, veja também se os produtos estão bem armazenados nos comércios e se o local está com a higienização em dia. Os tão amados chocolates devem estar longe de fontes de calor e de produtos com odores fortes, como os de limpeza.
3- Brinquedos – Nem os brindes dos ovos de Páscoa podem passar despercebidos! Por isso, verifique se eles apresentam o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e identificação da faixa etária indicada. Isso assegura o uso.
4- Produtos artesanais – Os chocolates artesanais fazem sucesso, mas tome cuidado! Peça uma degustação antes da compra. Além disso, o produto deve seguir as mesmas regras dos industrializados, como emissão da nota fiscal e informações sobre ingredientes e prazo de validade.
5- Pescados – Quem segue a tradição de comer peixe durante a “Semana Santa”, também deve se atentar para a qualidade dos produtos. Não compre produtos com cheiro forte, abdômen flácido, guelras pálidas, olhos murchos e opacos. Garantido a qualidade, os peixes devem ter olhos brilhantes e cheios, aspecto firme, guelras vermelhas, escamas firmes e odor característico.
6- Pesagem e embalagem – Ainda sobre pescados, ambos esses processos devem ser feitos na frente do consumidor e, para isso, se certifique de que gelo não seja pesado em conjunto com o peixe.
7- Enlatados e conservas – Antes da compra, verifique a embalagem com muita atenção. Esses produtos não podem apresentar latas ou vidros com tampas estufadas, amassadas ou com pontos de ferrugem. Tomar esse cuidado evita riscos de doenças.
8- Promoções – Elas são quase irresistíveis! Mas não se deixe levar. Compare os preços e observe a validade. O prazo de validade de produtos alimentícios com menos de um mês para o vencimento, comercializados em promoção/queima de estoque/com descontos, deve estar de fácil visualização do consumidor.
9- Congelados – Para esses, seja carne bovina, ovina ou até pescados, fique de olho no balcão refrigerador. Não podem conter poças de água, placas de gelo na superfície ou embalagens transpiradas para que os produtos não amoleçam e acumulem líquidos, algo que indica descongelamento.
10- Importados – Devem ter as informações importantes como identificação do fabricante/importador, país de origem, prazo de validade, composição, volume/quantidade, registro no órgão competente e outras informações obrigatórias em facil acesso e em língua portuguesa.
Procon Boa Vista – Em caso de dúvidas ou se necessitar de auxílio para resolver qualquer problema relacionado a compras no comércio, como práticas abusivas, o consumidor pode entrar em contato com o PROCON Boa Vista, por meio dos telefones (95) 98400-4441, 98403-6241 e 98412-1732 (WhatsApp) de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo e-mail procon@boavista.rr.gov.br, e pelo Instagram @proconboavista.
A sede está localizada na avenida Ville Roy, 6606 - Centro e a nova unidade encontra-se localizada dentro do Fórum da Cidadania, na Avenida Glaycon de Paiva (Palácio Latiffe Salomão). Há também a opção de buscar atendimento via Portal Cidadão, no site oficial da Prefeitura de Boa Vista - aba DIREITO DO CONSUMIDOR.