Educação

Diversão e alegria marcam 1ª Corridinha TEA na Vila Olímpica

O evento fez parte do encerramento da 3° Semana Municipal de Conscientização do Autismo

Por SEMUC

há 8 horas

Incentivar o esporte na infância é abrir caminho para uma vida mais saudável, fortalecendo o corpo e a mente. Devido às vantagens da prática esportiva, a Prefeitura de Boa Vista promoveu a 1ª Corridinha TEA, na Vila Olímpica Roberto Marinho, nesta sexta-feira, 4. O evento fez parte do encerramento da 3° Semana Municipal de Conscientização do Autismo e foi marcada por muita alegria entre as famílias.

A primeira edição da Corridinha TEA teve 980 crianças inscritas

A corrida para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi uma atividade especialmente planejada para estimular a coordenação motora, fortalecer os músculos e aprimorar o equilíbrio e a percepção corporal de forma lúdica e inclusiva. A gerente de Educação Especial do município, Ana Paula Pinheiro, informou que a primeira edição do evento contou com 980 inscritos.

“Foi um momento de incentivar a prática esportiva com as crianças, visto que muitas têm dificuldades de locomoção. E ter as famílias ali, correndo junto, é um momento agradável para todos. A primeira edição foi muito positiva e a gente espera ter mais nos próximos anos”, disse a gerente.

A Corridinha fez parte do encerramento da 3ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo

Crianças com idade entre 2 e 14 anos fizeram percursos adaptados de 50, 100 e 200 metros, para que cada uma participasse no seu próprio ritmo. A iniciativa também promoveu a autoconfiança e a interação social, independente da necessidade de suporte.

Campeões na pista e na vida

“Nós passamos a semana falando, conversando e treinando para participar. Ele é uma criança competitiva”, disse Reginaldo Soares, pai do Miguel Soares, de 4 anos, que competiu na categoria de 4 e 5 anos de idade. “A gente incentiva para que ele alcance o melhor resultado. Esse aprendizado vemos também na escola no interesse que ele teve em participar. O prefeito Arthur e a prefeitura estão de parabéns”.  

Miguel Soares, de 4 anos, participou do evento ao lado do pai, Reginaldo Soares

Todas as crianças receberam medalha na 1ª Corridinha TEA. Além dos benefícios físicos, a atividade promoveu momentos de diversão e superação, contribuindo para o desenvolvimento das crianças em um espaço de acolhimento e incentivo. Domingos Alves também celebrou a primeira participação do filho, Antônio Davi, de 8 anos, em um evento de esporte.

“Para nós, pais, é maravilhoso. A gente sabe da importância da inclusão para eles e um evento como esse vem para fortalecer isso. Eu aproveito para agradecer todos que trabalharam no evento e a prefeitura também, pela iniciativa. É um momento que vai ficar marcado com certeza”, comentou.

Antônio Davi, de 8 anos, encontrou o pai torcendo na linha de chegada

Comitê das Crianças – Quem também marcou presença na corridinha foram os integrantes do Comitê das Crianças, que receberam uma bateria simbólica no evento esportivo. A 6ª reunião do comitê ocorre dentro da programação do “RecrearTEAndo”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), e aborda conscientização e inclusão de pessoas com deficiência (PCD).

Todos as crianças receberam medalha de participação