Infraestrutura

Em fase de construção, segundo abrigo para idosos de Boa Vista vai oferecer 40 vagas para acolhimento institucional

Local disponibilizará um setor de assistência social com salas multidisciplinares, além de dormitórios, redário, piscina e equipamentos de ginástica e área de lazer

Por Jaqueline Pontes

há 6 horas - Última atualização há 6 horas

Nesta segunda-feira, 28, o prefeito Arthur Henrique e a secretária de Assistência Social, Nathália Cortez, visitaram as obras do novo Abrigo de Idosos, localizado ao lado da praça Matheus Yukio Sato, bairro Centenário. Construído com recursos próprios do município, o local terá área de 1.479,36 m², oferendo 40 vagas para acolhimento institucional de longa permanência.

 

O local terá área de 1.479,36 m²

 

A obra iniciou em outubro de 2024. Todos os ambientes contarão com acessibilidade para facilitar a mobilidade dos idosos. Segundo o prefeito Arthur Henrique, o local disponibilizará um setor de assistência social com salas multidisciplinares, além de dormitórios, redário, piscina e equipamentos de ginástica e área de lazer.

“No mundo ideal, os idosos deveriam viver com suas famílias em lares acolhedores e com muito amor, mas infelizmente nem sempre é dessa forma. Existem idosos que sofrem violação de seus direitos, como abandono da família e maus-tratos. É nessa hora que a prefeitura e o Ministério Público entram em ação. Estamos construindo um novo abrigo, um ambiente acolhedor e familiar para oferecer cuidados a essas pessoas que tanto contribuíram com todos ao longo das suas vidas”, disse.

 

A obra iniciou em outubro de 2024

 

Política pública de proteção a idosos

Com o novo abrigo, idosos que não dispõem de condições para permanecer com a família e vivem situações de violência, negligência, situação de rua, abandono ou com vínculos familiares fragilizados e rompidos, ganham um novo lar. Segundo Nathália Cortez, os idosos encontrarão um ambiente acolhedor e tranquilo.

 

Segundo Nathália Cortez, os idosos encontrarão um ambiente acolhedor

 

“Será um lugar que vai oferecer qualidade de vida, conforto, cuidados em saúde e assistência social para as pessoas. Nossos idosos serão muito bem cuidados, com amor, participando de atividades que vão cuidar da saúde física e emocional. Eles contarão com atividades de esporte, lazer, cultura e terão até uma horta onde irão plantar, cultivar e colher produtos, servindo como uma terapia”, destacou.

Primeiro abrigo de Boa Vista

 

Todos os ambientes contarão com acessibilidade para facilitar a mobilidade dos idosos

 

Em 2023, a atual gestão iniciou uma nova política pública de proteção aos idosos, com a inauguração do primeiro abrigo para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, com capacidade para acolher 10 idosos. A instituição atende pessoas com mais de 60 anos, encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pelo Ministério Público Estadual (MPRR).

 

Novo Abrigo de Idosos fica localizado no bairro Centenário

 

A inserção no serviço ocorre quando todas as possibilidades de autossustento e convivência familiar forem esgotadas. O Serviço de Acolhimento tem como responsabilidade oferecer atenção integral aos idosos, garantindo a proteção de sua dignidade e direitos. O espaço atende às necessidades básicas dos acolhidos, como vestuário, calçados e alimentação.

 

Local disponibilizará de dormitórios, redário, piscina, dentre outros