Boa Vista Junina

Boa Vista Junina 2025 - Quadrilhas agitam ensaios abertos na praça do 13 de Setembro

Evento acontece até este sábado, 24, com a proposta de dar um gostinho aos visitantes da edição que marca os 25 anos do Maior Arraial da Amazônia

Por Wandilson Prata

há 6 horas - Última atualização há 5 horas

É na pisada firme da machadada e no giro alto das saias rodadas da mulherada que o brilho das quadrilhas juninas toma conta dos ensaios abertos. A programação iniciou nesta sexta-feira, 23, e segue neste sábado 24. O esquenta é um dos eventos prévios do Boa Vista Junina 2025, e acontece na praça Lídia Bacelar Cantel, localizada no bairro 13 de Setembro.

De acordo com a diretora de Cultura da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Fernanda Queiroz, a proposta é aquecer os corações e dar aos visitantes um aperitivo do que está por vir no Maior Arraial da Amazônia, que acontecerá de 3 a 8 de junho.

A proposta é aquecer os corações e dar aos visitantes um aperitivo
 do que está por vir no Maior Arraial da Amazônia

“Queremos dar esse start e esquentar a cidade com esse movimento junino. Nesses ensaios abertos, participam sete grupos mesclados, reunindo integrantes dos grupos Especial, Acesso e Emergente. Os quadrilheiros ainda não estão totalmente caracterizados, justamente para não revelar todos os detalhes do que será apresentado na Arena Junina. Eles mostram apenas algumas músicas, despertando a curiosidade do público e deixando todo mundo com aquele gostinho de quero mais”, explicou.

A estudante Rayssa da Paixão, de 18 anos, marcou presença no ensaio acompanhada de um grupo de amigos para prestigiar o evento. “Eu acho lindo quando chega essa época junina. Faço questão de reunir os amigos para assistir às apresentações das quadrilhas. Sei que hoje foi só um ensaio, mas todos estão de parabéns. Já deu pra sentir a energia do que vem por aí”, afirmou.

A estudante Rayssa da Paixão, de 18 anos, marcou presença no ensaio
acompanhada de um grupo de amigos

Quadrilheiros mostram prévia do espetáculo que promete agitar o Maior Arraial da Amazônia

Nesta sexta, 23, se apresentaram três quadrilhas: Namoro Caipira, Evolução Junina e Garranxê. Já neste sábado, 24, os ensaios serão feitos por quatro grupos: Coração Caipira, Espantalho Junino, Escola Forrozão e Amor Caipira.

A noiva da quadrilha Namoro Caipira, Jade Hilary, 23, destacou que o ensaio geral é um preparativo importante para o Boa Vista Junina. “Confesso que fiquei super ansiosa durante o ensaio, mas o bom é que conseguimos identificar os pontos que ainda precisamos ajustar antes da apresentação oficial”, ressaltou.

A noiva da quadrilha Namoro Caipira, Jade Hilary, destacou que o ensaio geral
é um preparativo importante para o BV Junina

A segunda quadrilha a dar uma prévia do que está preparando foi a Evolução Junina. Segundo o animador e diretor do grupo, Elivaldo Brasil, os ensaios começaram ainda em janeiro, e a expectativa é de um grande espetáculo.

“Estamos com toda a estrutura e figurino prontos. Este ano, tivemos muitos novatos na equipe e é bonito ver como os quadrilheiros já estão sentindo na pele o calor e a emoção que é participar do Boa Vista Junina”, afirmou.

Os ensaios da Quadrilha Evolução Junina começaram ainda em janeiro,
e a expectativa é de um grande espetáculo.

Quem também deu uma “palinha” foi a quadrilha Garranxê, que levou ao público uma amostra vibrante do que promete apresentar no Maior Arraial da Amazônia. Entre os destaques, o casal Daniele Gonçalves e Eduardo Mesquista mostrou que dançar quadrilha é, literalmente, suar a camisa.

O casal Daniele Gonçalves e Eduardo Mesquista mostrou que dançar quadrilha é,
literalmente, suar a camisa

“Esse ensaio já virou tradição no calendário do quadrilheiro. Ele funciona como um termômetro para sentirmos a reação do público ao que estamos preparando. Isso nos motiva ainda mais a caprichar, afinal, são 35 minutos intensos de apresentação, sem descanso”, destacou Eduardo.