Saúde

Conferência Municipal tem foco na saúde dos trabalhadores de Boa Vista

Primeira edição do evento visa promover o debate sobre melhorias nas políticas públicas voltadas aos profissionais da área

Por Ana Gabriela Gomes

há 5 horas - Última atualização há 5 horas

A Prefeitura de Boa Vista, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, promove nesta terça-feira, 27, no Teatro Escola, a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento reúne profissionais de diversas áreas e setores, gestores públicos e a sociedade em geral para debater melhorias nas políticas públicas.

Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Como Direito Humano”, a palestra de abertura apresentou reflexões sobre os impactos que a ausência de políticas públicas pode gerar, não só à saúde do trabalhador, mas ao funcionamento dos serviços essenciais. O palestrante foi o superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Paulo Linhares.

O superintendente Paulo Linhares palestrou sobre a Saúde do Trabalhador como Direito Humano

“Eu acredito que a gente precisa olhar mais para o ambiente de trabalho e suas relações. Nessa sociedade moderna de consumo que a gente vive hoje, é preciso ter um ambiente laboral mais saudável. Reduzir essas doenças relacionadas ao trabalho aumenta a produtividade no setor, na empresa e no órgão público”, pontuou.

No decorrer da programação, os participantes deverão discutir propostas que serão levadas à etapa estadual e nacional da conferência, além de eleger os delegados que representarão Boa Vista nacionalmente, conforme explicou o vice-presidente do Conselho, Ismith da Silva.

O vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ismith da Silva, reforçou a importância do evento

“As propostas levantadas hoje aqui serão votadas pelos próprios participantes e, posteriormente, serão implementadas no Plano de Saúde Municipal. Os delegados, por sua vez, se reunirão com os delegados dos outros municípios para o debate das propostas votadas ao nível estadual, até chegar ao Governo Federal”, explicou.

Diálogo que traz melhorias

"É o momento de conferir o que deu certo e o que os profissionais necessitam para os próximos anos", disse Clóvis Júnior

Entre os participantes está Clóvis Júnior, representante da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CITT). Para ele, o espaço é de debate e avaliação perante o que é necessário aos trabalhadores. “A gente se sente contemplado por ser a primeira, mas também entende a importância. Hoje a gente vai conferir o que foi feito e o que nos espera para os próximos anos, priorizando os trabalhadores e trabalhadoras”, falou Clóvis.

O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Marcelo Zeitoune, participou da programação e reforçou a importância do evento para o trabalho que já é desenvolvido no município. “A prefeitura já tem um trabalho voltado à valorização e o cuidado dos servidores, mas essa é uma oportunidade de criar políticas públicas voltadas ao bem-estar e a saúde deles. A partir daqui a gente vai trabalhar para botar em prática essas melhorias”, disse.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Marcelo Zeitoune, acompanhou o evento