Mobilidade e Acessibilidade

Emhur orienta população sobre importância do uso correto das calçadas

A Ação educativa segue até domingo (11) e foca na acessibilidade de idosos, crianças e pessoas com deficiência

Por Isaque Santiago

06/05/2025 - Última atualização 06/05/2025

Com o objetivo de sensibilizar lojistas, vendedores informais e a população em geral sobre a importância do uso consciente das calçadas, a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Boa Vista (Emhur) iniciou nesta terça-feira (6) a campanha educativa “Calçada de todos, por um caminho mais livre”. 

A ação, que consiste na distribuição de panfletos sobre o uso correto das calçadas, ocorre nas principais avenidas comerciais, praças e parques da capital. A proposta é garantir que as calçadas estejam livres de obstáculos, acessíveis e seguras para todos os pedestres, especialmente crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Entulho, vegetação excessiva, produtos expostos e até veículos estacionados irregularmente são os principais alvos da orientação.

O primeiro dia da campanha ocorreu no centro comercial da avenida Ataíde Teive. Quem passou por lá na hora foi a dona de casa Mineia Alves, 69 anos, moradora do bairro Tancredo Neves. Ela costuma passear diariamente com o bisneto, de apenas um ano e dois meses.

Mineia Alves passeia todos os dias com o neto e precisa das calçadas livres

 “É difícil a gente passear com as crianças. Eles botam os produtos no meio da calçada, fica complicado. O pessoal de bicicleta passa, só falta levar a gente. É importante que as pessoas tenham essa consciência de que a calçada é pública e deve tá livre para o uso de todos”, disse.

Para quem tem mobilidade reduzida, a calçada livre é fundamental. Esse é o caso da aposentada Raimunda Xavier, de 82 anos, que há quatro anos precisa se locomover em uma cadeira de rodas.

Raimunda Xavier, de 82 anos, cadeirante há quatro anos e moradora do Tancredo Neves

“É bicicleta, é gente empatando. Pedimos licença e tem quem nem queira dar. Isso está errado. É importante que a prefeitura oriente os lojistas. Calçada livre é direito de todos, não só para mim e pessoas na minha situação, mas para todos mesmo”, pontuou. 

A campanha tem caráter educativo e não punitivo. A intenção é dialogar com os ocupantes desses espaços, sejam regulares ou não, para garantir que todos possam usufruir das vias públicas com segurança e conforto.Para o presidente da Emhur, Flávio Grangeiro, a iniciativa é uma forma de reforçar o respeito ao espaço público e à mobilidade urbana.

“O uso consciente das calçadas não é apenas uma questão de ordem, mas de cidadania. É sobre garantir que todos tenham o direito de ir e vir com segurança. A campanha promove empatia, acessibilidade e organização urbana,” afirmou.

A campanha segue até domingo (11) e contará com ações diárias em pontos estratégicos da cidade. A cada dia, equipes da Emhur farão abordagens educativas em diferentes locais de grande circulação, com distribuição de material informativo e orientação direta à população.

Confira o cronograma das ações:

  • - 07/05/2025 (quarta-feira), às 9h – avenida Jaime Brasil
  • - 08/05/2025 (quinta-feira), às 9h – avenida Solon Rodrigues Pessoa
  • - 09/05/2025 (sexta-feira), às 9h – avenida Estrela Dalva
  • - 10/05/2025 (sábado), às 15h – Parque do Rio Branco
  • - 11/05/2025 (domingo), às 15h – Orla Taumanan