Assistência Social

MEIO AMBIENTE E A NOVA GERAÇÃO - Crianças do projeto Conviver aprendem a cuidar da natureza no Bosque dos Papagaios

Os integrantes fizeram uma trilha interativa, onde conheceram melhor sobre a fauna e a flora amazônica

Por Lucas Aires

28/05/2025 - Última atualização há 6 horas

Uma trilha pela natureza, com bastante ar puro e um conhecimento rico sobre a fauna e a flora. Assim foi a manhã desta quarta-feira, 28, dos integrantes do projeto Conviver. Cerca de 20 crianças visitaram o Bosque dos Papagaios, bairro Paraviana, onde aprenderam sobre cuidado aos animais e a preservação do meio ambiente.

 

"É um futuro que se faz presente", disse Lucimar Gomes

 

Os integrantes foram guiados pela educadora ambiental Lucimar Almeida, que atua no bosque desde 2013. Ela explicou sobre seu trabalho de sensibilizar os visitantes do local e ensinou sobre descarte correto do lixo, a separação dos resíduos e o perigo das queimadas. Para Lucimar, esse trabalho é constante e visa proteger o meio ambiente.

“O bosque é um retrato de como a natureza pode se recompor. Se o homem der um tempo, ela se regenera em grande parte e atrai vida. E eu fico muito feliz em poder compartilhar esse conhecimento com as novas gerações”, afirmou a educadora ambiental.

 

Lucimar guiando as crianças pela trilha

 

Aproximação das crianças com a natureza

A educadora social do CRAS Cauamé, Darlete Gomes, trabalha há três anos no Conviver e todos os anos acompanha os integrantes na visita ao bosque. “É uma ação importante para as crianças e adolescentes estarem em contato com a natureza, conhecendo e observando os animais”, destacou.

Os integrantes ficaram surpresos ao conhecerem os animais, principalmente a anta e a capivara. Karlos Gabryel, de 12 anos, contou que faz parte do Conviver há 2 anos e foi a primeira vez que visitou o bosque. “É uma sensação muito boa. Vi muitos animais de perto e o que me chamou muito a atenção foram os tucanos e as araras. São lindos”.

 

Darlete e Karlos durante a visita

 

Funcionamento do bosque

O Bosque dos Papagaios é aberto de terça a sexta-feira, das 8h às 18h (exceto feriados e pontos facultativos) e aos sábados e domingos das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h. Vale ressaltar que não é permitido alimentar os animais do local, entrar com animais domésticos e bebida alcoólica, além de consumir alimentos nas trilhas, fumar e descartar resíduos de forma irregular.

Atualmente, o bosque encontra-se em obras de revitalização, onde são executados serviços de recuperação de trilhas pavimentadas, troca de placas informativas sobre a fauna e flora, piscina para a anta, fachada, reforma de bancos e lixeiras. Com previsão de conclusão em julho deste ano, espera-se ultrapassar a marca de 1600 visitantes por mês.

CONVIVER – Criado em 2013, o projeto está disponível em todos os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o projeto visa o fortalecimento das relações familiares e comunitárias. Hoje quase 900 integrantes de 8 a 16 anos participam das atividades desenvolvidas pelo projeto.

*Supervisionado por Shirleia Rios