Educação

Novos cuidadores recebem capacitação para atuar na Rede Municipal de Ensino

Formação promovida pela prefeitura prepara profissionais para acolher crianças da Educação Infantil e alunos da Educação Especial

Por Marcus Miranda

há 6 horas

A Prefeitura de Boa Vista promove durante toda esta semana a capacitação dos novos cuidadores convocados no último dia 16. Ao todo, 166 profissionais aprovados no seletivo de 2023 participam da formação, que segue até sexta-feira, 30, no auditório do Centro Universitário Estácio da Amazônia, com carga horária de 20 horas. A iniciativa visa preparar os servidores para o trabalho direto com crianças da Educação Infantil e alunos com deficiência da rede municipal.

Com o tema “O papel do assistente cuidador no contexto escolar: entre o cuidar e educar numa perspectiva da educação inclusiva”, a capacitação reforça a importância de um atendimento humanizado e responsável, com a colaboração de psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, pedagogos e outros especialistas.

Vale ressaltar que 300 novos cuidadores foram convocados pela prefeitura, porém somente 166 apresentaram documentação exigida para assumir o cargo

Durante a semana, os participantes têm contato com temas como: desenvolvimento infantil, manejo de comportamentos desafiadores, musicalidade, primeiros socorros, orientação e mobilidade, além de estratégias de acolhimento e práticas pedagógicas adaptadas.

Vale ressaltar que 300 novos cuidadores foram convocados pela prefeitura, porém somente 166 apresentaram documentação exigida para assumir o cargo. Os profissionais iniciam o trabalho na próxima segunda-feira, 2.

Formação para acolher com qualidade

A gerente municipal de Educação Especial, Paula Pinheiro, destacou que a formação contempla teoria e prática para garantir que os cuidadores se sintam preparados para a atuação em sala de aula.

"O objetivo é fortalecer a prática desses profissionais e assegurar que, ao chegarem nas escolas, já estejam aptos a oferecer o melhor suporte aos nossos alunos", reforçou a gerente de Educação Especial, Paula Pinheiro 

“Trabalhamos desde as atribuições do cuidador até aspectos importantes como a rotina da creche e o cuidado com crianças com deficiência. O objetivo é fortalecer a prática desses profissionais e assegurar que, ao chegarem nas escolas, já estejam aptos a oferecer o melhor suporte aos nossos alunos”, explicou.

Ela também reforçou o compromisso da gestão municipal com a capacitação contínua dos servidores. “Sempre que novos profissionais ingressam na rede, promovemos momentos de acolhimento, escuta e formação. Acreditamos que o vínculo começa desde o primeiro contato e investir nesse início é essencial para garantir um trabalho de excelência nas escolas”, afirmou.

Expectativa e entusiasmo entre os participantes

Raquel Vidal, cuidadora que atuará na Escola Municipal Maria Gonçalves Vieira, celebrou a convocação e destacou a importância do treinamento.

"É essencial para quem vai trabalhar com crianças, especialmente com aquelas que precisam de atenção especial”,destacou Raquel Vidal, nova cuidadora

“Estava aguardando essa oportunidade há um tempo e, graças a Deus, fui chamada. A capacitação está sendo muito gratificante. Traz novas informações e complementa os conhecimentos que já tínhamos. É essencial para quem vai trabalhar com crianças, especialmente com aquelas que precisam de atenção especial”, disse.