Agricultura e Pecuária

Prefeitura de Boa Vista impulsiona plantio de soja com apoio técnico, máquinas e implementos

Expectativa é plantar 1.200 hectares de culturas na zona rural e comunidades indígenas do município e colher 5 mil toneladas

Por Jaqueline Pontes

há 3 horas - Última atualização há 3 horas

Comprometida em apoiar os produtores com políticas públicas que fortaleçam o trabalho no campo, a Prefeitura de Boa Vista tem garantido o desenvolvimento do setor agrícola do município. Trabalhadores rurais contam com assistência técnica, aquisição de sementes e insumos, preparação do solo, apoio no plantio de diversas culturas, além de colheita de grãos e escoamento da produção.

 

Cultivo tem ocorrido com as "janelas de plantio"

 

Após o início das chuvas e surgimento das “janelas de plantio”, as máquinas da prefeitura entram em ação para o cultivo de culturas, como soja e milho nas propriedades da zona rural da capital e comunidades indígenas. O secretário de Agricultura e Assuntos indígenas, Cezar Riva, afirma que a disponibilização de máquinas e implementos para o plantio contribui para a redução de custos operacionais.

 

Máquinas da prefeitura entram em ação para o cultivo de culturas

 

“Esse apoio permite que o agricultor canalize a economia de recursos financeiros para aumentar as áreas de produção. Do mesmo modo, facilita e dá segurança ao produtor que ainda não possui equipamentos necessários para esta etapa da atividade agrícola ou que tenha dificuldade para alugar de terceiros, principalmente nesta época de plantio nas propriedades rurais, onde todas as máquinas estão ocupadas”, disse.

 

Expectativa é plantar 1.200 hectares

 

Apoio e assistência

Com expectativa de plantar 1.200 hectares de culturas na zona rural e comunidades indígenas do município, técnicos da secretaria e produtores esperam colher aproximadamente 5 mil toneladas. Moradora da região Bom Intento, Eliana Harumi Nishimuta, trabalha há 5 anos com criação de gado. Neste ano, com o apoio da prefeitura, ela se prepara para plantar 50 hectares de soja na propriedade da família.

 

Eliana Harumi Nishimuta conta com apoio da prefeitura para plantar

 

“Se não fosse esse apoio com máquina e assistência, a gente não conseguiria plantar a soja no tempo determinado. Com a ajuda dos técnicos conseguimos fazer o trabalho mais rápido. Na lavoura, a gente trabalha contra o tempo e com data estabelecida para tudo”, contou.

 

Expectativa é colher 5 mil toneladas