Começou nesta quinta-feira, 8, a 1ª Exposição de Inovações e Saberes em Cuidados de Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento continua nesta sexta-feira, 9, no Teatro Escola, com foco em práticas e pesquisas que aprimoram o atendimento na rede municipal.
A parceria com a UFF começou em 2022, a partir da criação de cursos de mestrado e doutorado voltados aos servidores públicos de saúde de Boa Vista, a pedido do prefeito Arthur Henrique, sendo atendido de imediato pela instituição. Atualmente, mais de 40 servidores municipais integram os cursos, produzindo e aplicando o conhecimento nas práticas diárias.
João Neto atua na Vigilância Sanitária do município e se formou no final do ano passado no curso de Mestrado em “Cuidados Clínicos e Gestão em Saúde”. Para ele, a iniciativa da prefeitura tende a transformar a saúde do município. “Nossa pesquisa é voltada aos indicadores de saúde que constam no Plano Municipal. Então, quem ganha é a população, que recebe um serviço melhor sendo atendida por profissionais mais qualificados”, disse.
O secretário adjunto de Saúde, Álvaro Duarte, destacou que as pesquisas dos servidores acadêmicos poderão guiar as melhorias necessárias no município, além de embasar o Ministério da Saúde quanto às especificidades da região Norte. “Quando a gente transformar os trabalhos dos servidores acadêmicos em políticas públicas, quem vai ganhar é a população de Boa Vista”, apontou.
Saúde e Inovação
A 1ª Exposição de Inovações e Saberes em Cuidados de Saúde no SUS surgiu do acordo entre o município de Boa Vista e o Programa de Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS) da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (UFF) e representa uma oportunidade ímpar para promover o intercâmbio de experiências, compartilhar conhecimentos e destacar as inovações transformam os cuidados em saúde a partir das dissertações, teses e seus produtos no campo do cuidado em saúde.