Prefeitura mobiliza sociedade em caminhada contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes
Ação reuniu mais de mil pessoas nesta quinta-feira, 28, no bairro Pintolândia.

Por Wandilson Prata
30/05/2025 - Última atualização 30/05/2025
Em alusão ao Maio Laranja, mês dedicado à Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Boa Vista promoveu nesta quinta-feira, 29, uma caminhada no entorno da Praça Germano Augusto Sampaio, no bairro Pintolândia.
A mobilização reuniu cerca mil pessoas, entre representantes de instituições que atuam na linha de frente da proteção infantil, servidores municipais, integrantes de projetos sociais e a comunidade em geral. Ao final da caminhada, balões laranja foram soltos como símbolo da esperança, do cuidado e da luta permanente pela proteção da infância.

De acordo com a superintendente de Proteção Social Especial, Cirlene Guerra, a ação marcou o encerramento das atividades da campanha, intensificadas ao longo do mês de maio. No entanto, ela reforçou que o alerta e a mobilização permanecem ativos durante todo o ano.
“Nossa proposta é fortalecer o engajamento coletivo na luta pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A proteção de cada uma delas é uma responsabilidade contínua de toda a sociedade. Contamos com o Disque 100, que recebe denúncias anônimas, além dos conselhos tutelares e das delegacias especializadas, preparados para acolher esses casos. O município também faz o acompanhamento e oferece apoio às vítimas”, destacou a superintendente.

Participação da comunidade reforça importância da conscientização

A servidora pública Danielle Kumer, 47 anos, participou da caminhada acompanhada da filha Rebeca Rabello, de 11 anos. Para ela, a campanha é essencial para conscientizar não apenas os adultos, mas também as próprias crianças.
“Combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é extremamente relevante nos dias de hoje. Precisamos orientar nossas crianças para que fiquem atentas a qualquer atitude ou intenção suspeita, até mesmo de pessoas próximas, já que muitos casos envolvem alguém do convívio familiar”, ressaltou Danielle.
Quem também abraçou a campanha foi a adolescente Samara Thallyta, de 17 anos, integrante do programa social Rumo Certo. Para ela, ações como essa são fundamentais para informar e orientar a população. “É sempre importante levarmos mensagens de conscientização à sociedade, porque, muitas vezes, as pessoas não sabem a quem recorrer ou como agir diante de uma situação de abuso”, afirmou Samara.

Assistência dos CREAS – Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) têm desempenhado um papel essencial no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Boa Vista. Segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência Social, foram registrados 2.043 atendimentos em 2023. Já em 2024, observa-se uma redução significativa, com 1.607 atendimentos ao longo do ano.
Apenas entre os meses de janeiro e abril deste ano, já foram 418 atendimentos, evidenciando a continuidade do trabalho preventivo e de acolhimento às vítimas. Os casos são registrados com maior incidência entre meninas de 8 a 14 anos.

Redes de Proteção – O município de Boa Vista possui uma rede composta pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em conjunto com a 1ª Vara da Infância e Juventude do TJ e outros órgãos de esferas variadas.
Canais de denúncia – Qualquer suspeita de abuso ou exploração sexual pode ser comunicada por meio dos seguintes canais:
📞 Disque 100 – Central de Direitos Humanos
📞 Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher
📞 Disque 190 – Polícia Militar (em casos de emergência)