Trânsito

Prefeitura promove ações educativas do Maio Amarelo em shopping da cidade

Ação segue até este domingo, das 16h às 19h

Por Wandilson Prata

há 5 horas - Última atualização há 5 horas

A Prefeitura de Boa Vista segue com a programação do Movimento Maio Amarelo, promovendo ações educativas voltadas à conscientização no trânsito. As atividades são organizadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB). Neste sábado, 24, a ação ocorreu no saguão de entrada do Roraima Garden Shopping, no bairro Caçari, onde continua neste domingo, 25, das 16h até 19h.

No local, foi montada a Minicidade Itinerante de Trânsito, um espaço lúdico onde as crianças podem brincar enquanto aprendem sobre os cuidados nas ciclovias, nas vias públicas e a importância da sinalização. A programação também conta com exposição de motocicletas e de um veículo utilizado nas ações de fiscalização de trânsito em Boa Vista.

Minicidade Itinerante de Trânsito ensina, de forma lúdica, cuidados nas ciclovias para as crianças

Outro serviço oferecido pela secretaria no shopping, é a emissão de credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência (PCD). Para os idosos, é necessário apresentar uma cópia do RG e do CPF, além de preencher um requerimento. Já para as pessoas com deficiência, além dos documentos pessoais, é preciso apresentar um laudo médico com a Classificação Internacional de Doenças (CID).

Outro serviço oferecido pela secretaria no shopping, é a emissão de credenciais
de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência (PCD)

“Estamos com uma programação especial voltada para o Movimento Maio Amarelo até o fim do mês, com ações que buscam conscientizar a população sobre a importância de um trânsito mais seguro e responsável. Na próxima semana, faremos visitas a uma escola da zona rural e a outras três na zona urbana da cidade, levando atividades educativas e orientações voltadas para a prevenção de acidentes”, destacou Ney Brito, gerente de Prevenção e Educação para o Trânsito.

Janaína Rocha levou seu filho Guilherme Wanderley, de 4 anos, ao evento e aprovou a iniciativa

A psiquiatra Janaína Rocha, 47 anos, levou seu filho Guilherme Wanderley, de 4 anos, para se divertir na Minicidade Itinerante de Trânsito e aprovou a iniciativa. “É fundamental trabalhar esse tema desde a infância, porque tudo começa na base. É como plantar uma sementinha. As crianças têm um papel de influência positiva dentro da família. Muitas vezes, os pais cometem algum erro no trânsito e são corrigidos pelos filhos, por mais surpreendente que pareça. Essa é uma forma de chegar em uma família de maneira indireta, por meio das crianças, e cumprir o objetivo da conscientização”, destacou Janaína.