A Prefeitura de Boa Vista segue com a programação do Movimento Maio Amarelo, promovendo ações educativas voltadas à conscientização no trânsito. As atividades são organizadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB). Neste sábado, 24, a ação ocorreu no saguão de entrada do Roraima Garden Shopping, no bairro Caçari, onde continua neste domingo, 25, das 16h até 19h.
No local, foi montada a Minicidade Itinerante de Trânsito, um espaço lúdico onde as crianças podem brincar enquanto aprendem sobre os cuidados nas ciclovias, nas vias públicas e a importância da sinalização. A programação também conta com exposição de motocicletas e de um veículo utilizado nas ações de fiscalização de trânsito em Boa Vista.
Outro serviço oferecido pela secretaria no shopping, é a emissão de credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência (PCD). Para os idosos, é necessário apresentar uma cópia do RG e do CPF, além de preencher um requerimento. Já para as pessoas com deficiência, além dos documentos pessoais, é preciso apresentar um laudo médico com a Classificação Internacional de Doenças (CID).
“Estamos com uma programação especial voltada para o Movimento Maio Amarelo até o fim do mês, com ações que buscam conscientizar a população sobre a importância de um trânsito mais seguro e responsável. Na próxima semana, faremos visitas a uma escola da zona rural e a outras três na zona urbana da cidade, levando atividades educativas e orientações voltadas para a prevenção de acidentes”, destacou Ney Brito, gerente de Prevenção e Educação para o Trânsito.
A psiquiatra Janaína Rocha, 47 anos, levou seu filho Guilherme Wanderley, de 4 anos, para se divertir na Minicidade Itinerante de Trânsito e aprovou a iniciativa. “É fundamental trabalhar esse tema desde a infância, porque tudo começa na base. É como plantar uma sementinha. As crianças têm um papel de influência positiva dentro da família. Muitas vezes, os pais cometem algum erro no trânsito e são corrigidos pelos filhos, por mais surpreendente que pareça. Essa é uma forma de chegar em uma família de maneira indireta, por meio das crianças, e cumprir o objetivo da conscientização”, destacou Janaína.