1° Infância

COMITÊ DAS CRIANÇAS - Membros aprendem sobre a importância do combate ao trabalho infantil através do Conselho Tutelar e PETI

As crianças conheceram a temática da reunião através de apresentação teatral, palestras e brincadeiras

Por Karol Holanda

há 21 horas - Última atualização há 3 horas

Com o tema “Erradicação do Trabalho Infantil e o Papel do Conselho Tutelar”, o Comitê das Crianças de Boa Vista (CCBV) promoveu nesta segunda-feira, 30, a sua 7ª reunião bimestral, em alusão ao dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil (12 de Junho). Os “minis membros” aprenderam, de forma lúdica e didática, e elaboraram propostas para uma cidade ideal na visão dos pequenos.

Na reunião, as crianças conheceram o trabalho de duas instituições municipais que atuam na prevenção dessa prática, o Conselho Tutelar e o Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI). Com uma apresentação teatral de bonecos, palestras e brincadeiras, o comitê entendeu o que se caracteriza como trabalho infantil, formas de denúncia (Disque 100 e o Disque BV 156), direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), programa Jovem Aprendiz e muito mais.

 

Os “minis membros” aprenderam, de forma lúdica e didática, e elaboraram propostas para uma cidade ideal na visão dos pequenos

 

Ao final, as crianças participaram de um circuito, onde venceu o grupo que elaborou mais propostas. Para a coordenadora da reunião, Karol Souza, o tema da reunião é de extrema importância para a construção dos futuros cidadãos de Boa Vista.

“Nosso objetivo é que as crianças saibam sobre seus direitos e deveres, levando todo o conhecimento aprendido aqui a outros ambientes, como casa e escola, sensibilizando familiares e outras crianças.  Além disso, também queremos estimular para que elas reflitam e pensem ações, visando uma cidade mais segura e acolhedora a toda a população, especialmente as crianças”, disse.

 

O teatro de fantoches ensinou de forma lúdica o malefícios do trabalho infantil e o trabalho do Conselho Tutelar

 

Boa Vista pra frente aos olhos das crianças

Com os conhecimentos adquiridos nessa manhã,  o “mini membro” Arthur do Vale, de 8 anos, já tem uma ideia em mente combater o trabalho infantil.

 

"Acho que Boa Vista tem que construir mais praças, assim nenhuma criança vai poder trabalhar, só brincar”, propós Arthur

 

“Gostei muito dessa reunião. Eu já tenho uma proposta para o prefeito. Acho que Boa Vista tem que construir mais praças, assim nenhuma criança vai poder trabalhar, só brincar”, disse.

Ana de Fátima, de 7 anos, foi outra criança que compareceu e se encantou com as atividades desenvolvidas na reunião do comitê. A pequena se divertiu e aprendeu muito.

 

"Aprendi várias coisas. Uma delas foi que as crianças não podem trabalhar, somente ajudar em casa, como arrumar o quarto, e brincar', disse Ana

 

“Achei muito legal, principalmente o teatro de bonecos. Aprendi várias coisas. Uma delas foi que as crianças não podem trabalhar, somente ajudar em casa, como arrumar o quarto, e brincar. Entendi que a gente não pode deixar a escola para trabalhar”, completou.

SOBRE O COMITÊ – Comitê das Crianças de Boa Vista (CCBV) é um órgão consultivo que visa dar voz às crianças, contemplando suas ideias, propostas e demandas a respeito da cidade.

Foi instituído em 2023, após a adesão do Município à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças, conforme estabelecido pelo decreto municipal nº 116/E, de 19 de setembro de 2023.

É composto por 24 crianças, de forma paritária entre meninos e meninas, e renovado a cada dois anos. O grupo é composto por crianças de todas as áreas da cidade (Zona Norte, Zona Sul, Centro, ⁠Zona Oeste, ⁠Zona Leste e Zona Rural e Indígena) e crianças com deficiência. Os encontros acontecem a cada dois meses com diferentes temáticas.

*Supervisionado por Shirleia Rios