AgroBV

AGROBV 2025 - Investimentos na agricultura refletem no desenvolvimento e na produtividade urbana

Trabalho impulsiona a cadeia produtiva e contribui diretamente para o crescimento da capital

Por Jaqueline Pontes

há 21 horas

O fortalecimento da agricultura familiar de Boa Vista tem sido essencial para impulsionar a economia local e garantir o desenvolvimento da cidade. Benefícios como assistência técnica especializada, máquinas agrícolas, fornecimento de sistemas de irrigação com energia fotovoltaica, dentre outros incentivos, geram emprego e renda, além de circular mais recursos no comércio e serviços urbanos.

Os reflexos desses investimentos vão além da lavoura, impulsionam a cadeia produtiva e contribuem diretamente para o crescimento social e econômico. No maior evento do agro de Roraima, a AgroBV, empresários comercializam produtos do campo. De acordo com o secretário de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva, ao investir no campo, consequentemente, a prefeitura também investe na cidade.

 

Secretário de Agricultura afirma que investimento no campo reflete na cidade

 

“Grande parte dessa produção é absorvida pelo mercado local, isso quer dizer que o produto chega à mesa do cidadão boavistense com uma qualidade maior e a preço menor. Ao mesmo tempo, a prefeitura faz a aquisição de parte dessa produção da agricultura familiar e indígena para o fornecimento da merenda escolar. Hoje damos assistência para que o agricultor tenha condições de produzir tanto no inverno, quanto no verão”, explicou.

Da zona rural ao urbano

 

Alimentos são cultivados na zona rural de Boa Vista

 

Abastecendo feiras, mercados, cooperativas, escolas e comércios urbanos, os produtos cultivados na zona rural geram renda para os produtores, estimulam o consumo de alimentos frescos e movimentam diferentes setores, como transporte, logística e varejo. Esse fluxo constante entre campo e cidade valoriza o trabalho do produtor, incentiva a agricultura familiar e cria um ciclo econômico sustentável.

 

Há 6 anos, Antônia da Silva trabalha com a família

 

Moradora da região Truaru há 6 anos, Antônia da Silva produz milho, banana, macaxeira, batata-doce, abobrinha, pimenta e ovos no sítio da família. A colheita da agricultora tem destino certo. “A gente conseguiu alcançar os maiores mercados da cidade. Destinamos parte da nossa produção a esses estabelecimentos e a outra metade vai para a merenda escolar das crianças. Sem o apoio da prefeitura, a gente não teria construído tudo o que temos hoje”, contou.

 

Produtores têm trabalhado com apoio da prefeitura

 

A atual gestão investiu mais de R$ 62 milhões no setor agrícola para que os agricultores possam produzir durante todo o ano. Outro exemplo de trabalho que reflete na área urbana é a agricultura Daniele Lira, moradora da região Murupu. A produtora, junto com a família, cultiva abacaxi, melancia, milho, macaxeira e batata-doce, além de comercializar os produtos em uma feira da cidade.

 

Produtos estão sendo comercializados na AgroBV

 

“Estamos participando da nossa primeira AgroBV, comercializando os produtos e tem sido gratificante. No dia a dia, a gente planta, colhe e leva para a cidade. Diferente de outros agricultores, a gente cultiva e comercializa com a população, ou seja, com o consumidor final. Trabalhamos na feira da cidade. Nosso método de trabalho é muito corrido, mas é gratificante porque entregamos um produto fresco, de qualidade e com um bom preço”, destacou.

 

Batata doce, banana, milho e macaxeira estão entre os produtos comercializados