ATITUDE QUE TRANSFORMA - 1ª Jornada de Valor capacita empreendedores da Feirinha do Servidor
Promovida pela SMAG e AME-BV, a ação contará com cinco encontros e visa fortalecer o intraempreendedorismo no serviço público

Por Marcus Miranda
24/07/2025
Com o objetivo de fortalecer o intraempreendedorismo — ou seja, a atitude empreendedora dentro da própria instituição pública — a prefeitura promoveu nesta quinta, 24, a 1ª Jornada de Valor, capacitação especialmente voltada aos servidores da Prefeitura de Boa Vista que atuam como expositores na Feirinha do Servidor de Valor. A abertura ocorreu no auditório do Centro Municipal de Inovação (CMI).

A ação é promovida pelo Programa Servidor de Valor, da Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas (SMAG), em parceria com a Agência Municipal de Empreendedorismo e Inovação (AME-BV).

Serão cinco encontros ao longo de cinco meses, com encerramento previsto para novembro. A proposta é desenvolver habilidades aplicáveis tanto aos negócios dos servidores quanto ao ambiente institucional.
Valorização que gera resultados
Durante o primeiro encontro, os participantes receberam orientações sobre gestão de negócio, comportamento empreendedor, organização financeira e visão estratégica. O secretário da SMAG, Márcio Vinícius, destacou o impacto da iniciativa para além do empreendedorismo individual.

“Essa é uma capacitação que ajuda o servidor a ampliar sua visão tanto no ambiente privado quanto no público. A expectativa é que ele traga essa experiência de volta para sua rotina na prefeitura, melhorando ainda mais o trabalho. A pedido do prefeito Arthur Henrique, ampliamos a participação da feirinha em grandes eventos, como o Boa Vista Junina e agora na AgroBV, reforçando o apoio ao empreendedorismo do nosso servidor”, disse.

A secretária adjunta da SMAG, Glória Costa, lembrou que a feirinha surgiu de um desafio lançado pelo prefeito e que se transformou em uma das principais ações da pasta. “Hoje a Feirinha do Servidor é um sucesso e vimos a necessidade de dar mais visibilidade e oportunidade aos nossos expositores. Em parceria com a AME-BV, essa jornada vem para somar com conhecimento, abordando temas como custos, valor, resultados e, principalmente, intraempreendedorismo. Isso fortalece tanto a atuação deles na feirinha quanto no serviço público”, explicou.

A diretora executiva da AME-BV, Scheila Hortmann, foi uma das palestrantes do encontro e reforçou a importância de o servidor reconhecer seu papel como agente de inovação. “Estamos trabalhando competências e habilidades empreendedoras que também têm conexão com o serviço público. A agência atendeu mais de 2 mil empreendedores em Boa Vista, com milhões investidos. Essa parceria com a SMAG fortalece ainda mais nossa missão de transformar vidas por meio do empreendedorismo”, ressaltou.
Experiências que inspiram
Para os servidores que empreendem, a capacitação é uma oportunidade de fortalecer práticas, tirar dúvidas e abrir novos caminhos. A servidora Viviane Freitas, trabalha há cerca de três anos com doces e compartilhou o entusiasmo com o primeiro encontro.

“A gente nunca sabe de tudo e essa capacitação veio para agregar. Ainda nem tenho nome para o meu negócio, mas já saí daqui com ideias, como criar um perfil no Instagram, melhorar a apresentação. A feirinha me surpreendeu — vendi tudo antes do meio-dia! Agora quero investir mais”, contou.

Quem também marcou presença foi a servidora Liege Aquino, que trabalha com gastronomia há 10 anos e está na feirinha desde a primeira edição. “Essa capacitação é muito importante, porque envolve tudo — desde o preço até a apresentação e qualidade do produto. Meu negócio se chama ‘Delícias da Lili’ e a experiência na feirinha tem sido maravilhosa. Tudo que eu faço, vendo. Agora é hora de crescer mais”, destacou.