Com vacinação e diagnóstico precoce, prefeitura segue no combate às hepatites virais
Secretaria Municipal de Saúde, promove ações contínuas de imunização e acompanhamento dos casos

Por Ráyra Fernandes
há 19 horas - Última atualização há 19 horas
Celebrado na próxima segunda-feira, 28, o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento das hepatites. A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), promove ações contínuas de imunização e acompanhamento dos casos confirmados.
"As hepatites virais são doenças silenciosas que atacam o fígado e, muitas vezes, evoluem sem sintomas aparentes, podendo levar a complicações graves como cirrose e câncer hepático. A prevenção é a melhor forma de combater a doença, sendo a vacina um dos principais aliados", explicou Romildo Azevedo, diretor de Vigilância Epidemiológica.
Vacinação e estratégias de prevenção

Em Boa Vista, a vacina contra a Hepatite B está disponível para crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes. Já a vacina contra a Hepatite A é voltada para crianças de 15 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Mesmo sem campanha ativa, o município adota estratégias de imunização, como a busca ativa nas escolas, estratégia que tem garantido bons resultados.
De janeiro a julho de 2025, já foram aplicadas 28.801 doses da vacina contra Hepatite B, superando as 27.829 doses aplicadas em todo o ano de 2024. Quanto à Hepatite A, foram 3.655 doses em 2025, em comparação às 4.530 no ano anterior.
Testagem, tratamento e acompanhamento
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Boa Vista oferecem testes rápidos para hepatites virais, sem necessidade de agendamento. Entre 2024 e 2025 (até o momento) foram notificados 239 casos de hepatites virais no município. Pacientes que testam positivo são encaminhados com o exame e diagnóstico médico para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

No caso de gestantes, o encaminhamento é feito ao Centro de Referência de Saúde da Mulher. Após a notificação feita pela UBS, a Vigilância Epidemiológica passa a acompanhar o caso até a conclusão do diagnóstico.
A Prefeitura trabalha também para descentralizar o tratamento das hepatites virais, com o objetivo de disponibilizar o atendimento diretamente na Atenção Primária à Saúde, facilitando o acesso da população ao cuidado contínuo.
Nas ações “extramuros”, os testes e vacinas são levados às praças, parques, terminais de ônibus e eventos oficiais do município como o Boa Vista Junina, Prefeitura Com Você, AgroBV, dentre outros. A iniciativa ocorre em tendas identificadas e visa facilitar a imunização de todos.