Serviços de limpeza alcançam 16 bairros nesta segunda-feira e devem remover 400 toneladas de resíduos em Boa Vista
Município intensifica limpeza urbana para reduzir o impacto das chuvas na cidade

Por Wandilson Prata
há 5 horas
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou que o período chuvoso em Boa Vista deve se estender até o mês de setembro. Por isso, a Prefeitura tem intensificado os serviços de limpeza nos principais pontos críticos da cidade. Nesta segunda-feira, 21, equipes da Secretaria Municipal de Conservação Pública atuam em 16 bairros, com a previsão de remover cerca de 400 toneladas de resíduos.
As ações de limpeza ocorrem em ruas, avenidas e, principalmente, nas bocas de lobo – estruturas fundamentais para o escoamento adequado das águas pluviais. O cronograma de atendimento é planejado por uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Conservação Pública, com base nos pontos mais críticos de alagamento e nas solicitações feitas pela população por meio da Central de Atendimento 156.

“Utilizamos o caminhão hidrojato como uma das principais ferramentas nas ações preventivas. Ele permite a desobstrução eficiente das bocas de lobo, removendo lixo descartado de forma irregular e resíduos trazidos pelas chuvas, como areia e barro. Esse trabalho é essencial para evitar o acúmulo de água nas vias e minimizar os transtornos à população”, explicou o secretário municipal de Conservação Pública, Daniel Lima.
Um dos locais atendidos regularmente é a avenida Ataíde Teive, onde funciona a Feira do Garimpeiro aos domingos. A cada 15 dias, a via recebe limpeza das bocas de lobo com o caminhão hidrojato, garantindo o escoamento adequado da água mesmo em dias de maior movimentação.

bem como a atuação da “Patrulha da Chuva”
Limpeza nas ruas e bocas de lobo ajuda a evitar alagamentos
Além disso, a prefeitura mantém serviços contínuos de roço e capinagem, bem como a atuação da “Patrulha da Chuva”, equipe especializada na limpeza e substituição de bocas de lobo. Nesta segunda-feira, os bairros atendidos foram: Araceli, Cidade Satélite, Dr. Airton Rocha, Murilo Teixeira, Said Salomão, Manaíra, Calungá, Cauamé, Aeroporto, São Francisco, Centro, Mecejana e Cinturão Verde. A Patrulha da Chuva atuou também no Conjunto Cidadão.

em locais inadequados”, disse Arlen Ribeiro
Morador do bairro Santa Luzia, o vidraceiro Arlen Ribeiro, de 37 anos, elogiou o trabalho da Prefeitura.“É excelente esse serviço de limpeza, principalmente nas bocas de lobo, que muitas vezes entopem com o lixo jogado nas ruas e provocam alagamentos. A gente também precisa colaborar e evitar o descarte de resíduos em locais inadequados”, afirmou.