3º FESTIVAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA - Prefeitura promove atividades de incentivo à leitura e escrita
A programação segue até 22 de agosto em diversas escolas da área urbana, rural e indígena

Por Ágata Macedo
há 2 horas - Última atualização há 2 horas
Com uma programação repleta de música, dança, atividades e aprendizado para os pequeninos, o 3º Festival da Primeira Infância começou nesta terça-feira, 19. A abertura ocorreu na Escola Municipal José Arnóbio da Silva e segue até o dia 22 de agosto nas unidades de ensino das áreas urbana, rural e indígena.
O evento faz parte do Calendário da Prefeitura de Boa Vista e este ano o tema é “Ler, Brincar e Imaginar: Vivências da Infância nas Práticas Sociais de Leitura e Escrita”. O objetivo é incentivar os alunos de creches e pré-escolas da Rede Municipal de Ensino a desenvolverem essas habilidades desde os primeiros anos de vida.

A abertura contou com salas temáticas e dinâmicas, tendo em sua programação contação de história, apresentação de balé, show de mágica, pintura facial, construção de jogos, árvore literária, mural da história, ateliê pedagógico e outros. As atividades envolveram alunos, pais, responsáveis e professores.
Intencionalidade pedagógica
De acordo com a secretária-adjunta de Educação, Meire Jane, o Festival da Primeira Infância é um evento que apresenta projetos desenvolvidos pelas crianças durante todo o ano. Além disso, as atividades proporcionam aos alunos experiências e vivências sociais na sala de aula, por meio de uma integração com toda a rede escolar.

“A professora direciona a uma intencionalidade pedagógica e a criança pode viver essa experiência na leitura e na escrita. Temos diversas atividades de literatura, pintura, desenho e de construção com materiais recicláveis, que fortalecem esse hábito desde muito cedo, contribuindo de maneira efetiva no desenvolvimento dos alunos”, contou.
A gestora da escola, Daryhanna Andrade, destacou a importância do evento no Mês da Primeira Infância, pois além de trabalhar políticas públicas voltadas especificamente para este público, desenvolve também atividades de integração que tratam desde questões étnico-raciais até tecnologia, permitindo a construção de um caminho sólido para esses estudantes.
“Por meio das nossas atividades, conseguimos observar o quanto eles evoluíram. Vemos crianças que já conseguem escrever o nome e conseguem fazer as primeiras leituras com palavras simples. É uma evolução muito grande. Aqui, estão expostos projetos voltados ao letramento, além de atividades que foram desenvolvidas desde o primeiro dia de aula com as crianças e os professores nas salas de aula,” informou.

Brincando e aprendendo
Uma das atividades envolveu a utilização de materiais recicláveis, enfatizando o cuidado com o meio ambiente. Hamilton, servidor público e pai da Helena, de 5 anos, destacou a importância dessa iniciativa com forma de desenvolver a consciência das crianças.
“Eu considero que esse projeto traz para ela uma nova perspectiva, principalmente com relação à preservação ambiental e utilização de materiais recicláveis. A escola está de parabéns pela iniciativa e eu fico muito orgulhoso como pai” disse.

Viviane, de 5 anos, é uma criança atípica e estava ansiosa para participar do evento. Jorge, o pai da pequena, disse estar contente com o festival, pois é uma oportunidade de aprender sobre cultura e a natureza. O ensino educacional teve grande importância no desenvolvimento de diversos aspectos de sua vida.
“Quando entrou na escola, ano passado, ela tinha muita resistência à socialização. Mas melhorou bastante nisso e já fala perfeitamente, tendo uma dicção muito boa para uma criança de 5 anos. Ela consegue identificar frases, o nome da mãe e do pai quando vê em algum lugar. E tem muito interesse por desenho, por aprender a ler e escrever” comentou.

Primeira Infância – Agosto foi instituído como “Mês da Primeira Infância” pelo presidente Luiz Inácio de Souza, com a proposta de promover ações sobre a importância da atenção integral às crianças nos primeiros 1.000 dias de vida. Trata-se de um período fundamental para o aprendizado e desenvolvimento dos pequenos.
Por ser a Capital da Primeira Infância, período que compreende dos 0 aos 6 anos, a Prefeitura de Boa Vista tem investido continuamente em educação de qualidade, por meio de investimentos em estrutura, profissionais qualificados e recursos pedagógicos/tecnológicos.