Segurança

AGOSTO LILÁS - Guardas municipais participam de conversa sobre responsabilidade masculina no enfrentamento à violência contra a mulher

Objetivo foi levar um olhar diferenciado sobre a atuação da Patrulha Maria da Penha e incentivar atitudes conscientes, dentro e fora do ambiente de trabalho

Por Ráyra Fernandes

há 3 horas

Como parte da programação do Agosto Lilás, a Guarda Civil Municipal de Boa Vista organizou um encontro voltado especialmente aos homens da segurança do município para promover a conscientização e o engajamento deles no enfrentamento à violência doméstica.

Um dos palestrantes foi o promotor de justiça do Ministério Público de Roraima, André Paulo Pereira, que enalteceu o trabalho feito pelos GCMs e agradeceu a dedicação e o profissionalismo de todos os envolvidos. Além disso, destacou a lei Maria da Penha e reforçou a atuação de cada um nessa missão pelo fim desse mal.

O encontro foi voltado especialmente aos homens da segurança do município

De acordo com o integrante da Patrulha Maria da Penha (PMP), Alcircley Cordeiro, a proposta foi levar um olhar diferenciado para a atuação desse grupamento especial de apoio às vítimas de violência doméstica e destacar a importância da participação masculina nesse contexto, incentivando atitudes conscientes dentro e fora do ambiente de trabalho.

“Durante todo o mês, as ações geralmente são direcionadas às mulheres. Hoje, fizemos diferente, pois preparamos esse momento de troca de ideias com os homens, para que eles conheçam mais sobre a Lei Maria da Penha, entendam a nossa rotina e saiam daqui com uma nova visão sobre o papel deles nessa luta”, disse.

Wilson Francisco, secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública

O secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, Wilson Francisco, ressaltou que nem sempre percebemos o quanto atitudes do dia a dia, muitas vezes normalizadas, podem ser consideradas violência. “A informação transforma. Por meio dela se muda comportamento e se adota uma nova postura”, afirmou.

Para o guarda Adailton Silva, integrante do Grupo de Ações Motorizadas (GAM) há sempre algo novo para aprender. “Com essas capacitações, nos sentimos mais seguros e preparados para agir com firmeza e responsabilidade em todos os ambientes que estivermos, priorizando as vítimas e protegendo as mulheres de Boa Vista”, finalizou.

Adailton Silva, Guarda Civil Municipal