AgroBV

AGROBV 2025 - Projetos sociais da prefeitura levam acolhimento, educação ambiental e inclusão ao CDT

Dedo Verde, FQA, Rumo Certo, Cabelos de Prata e Crescer participam dos primeiros dias de festival

Por Karol Holanda e Lucas Aires

há 20 horas - Última atualização há 19 horas

Além de valorizar a agricultura familiar, a AgroBV 2025 também é um espaço de inclusão social. Nos dois primeiros dias, os projetos e programas administrados pela Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), como Dedo Verde, Crescer, Família que Acolhe (FQA), Rumo Certo e Cabelos de Prata apresentam ao público um pouco do que ocorre nas atividades diárias, fomentando a economia local e promovendo educação ambiental e acolhimento. 

“Figurinhas carimbadas” na feira 

 

"Essa visita fortalece o vínculo, a inclusão, a transformação social e o bem-estar coletivo", comenta Sheyla Santana

 

Para a superintendente de Desenvolvimento Social da Secretaria Municipal de Assistência Social, Sheyla Santana, a participação dos integrantes dos projetos sociais nos eventos da prefeitura é de suma importância para o desenvolvimento dos relacionamentos, além da interação com o público. 

“Nós ‘embarcamos’, logo no primeiro dia, com 315 integrantes do Cabelos de Prata, visitando os campos de girassóis, área que chama muito a atenção da população. Eles também fizeram compras de produtos agrícolas. Essa visita fortalece o vínculo, a inclusão, a transformação social e o bem-estar coletivo. É algo que transforma a vida das pessoas, proporcionando esses momentos de lazer”.

 

Integrantes do Cabelos de Prata recebendo jarro com semente de girassol

 

O Crescer desenvolve o futuro dos adolescentes de Boa Vista, por meio do empreendedorismo. Nas dez oficinas do projeto, os integrantes aprendem as técnicas de costura, pacificação, artesanato e muito mais. Durante os quatro dias da AgroBV, os jovens vão mostrar os resultados de suas atividades, comercializando seus produtos feitos nas oficinas de Artesanato, Artefato de Madeira e MDF, Corte e Costura, Compostagem, Culinária e Panificação e Serigrafia.  

 

O projeto Crescer está participando da feira com a oportunidade de comercializar seus produtos

 

Outro projeto importante para Boa Vista é o Dedo Verde. Formando educadores sociais há mais de 30 anos, os integrantes vão entregar o maior símbolo do evento para a população, o girassol, além de ensinar curiosidades sobre a flor através de uma dinâmica lúdica. Em parceria com a Secretária Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), também vão distribuir sementes da planta aos visitantes. 

 

"É muito significativo e bonito trazer a questão ambiental", destaca Josiane

 

O projeto Dedo Verde participa há 4 anos da AgroBV e a educadora social Josiane Fonteles explicou que as entregas das sementes de girassóis são entre 4 e 5 por pessoa. Além disso, a iniciativa representa retorno e visibilidade do trabalho desenvolvido pelos integrantes.  

“É muito significativo e bonito trazer a questão ambiental e ensinar crianças, adultos e idosos a como fazer essas plantações. Isso nos traz uma satisfação muito grande. Acredito que vamos superar as expectativas desse ano. Trouxemos bastante semente, cerca de 5kg, e utilizamos muitas. É bem bacana atender um público bem grande”, destaca.

 

Integrantes Giovana Thomas e Zacarias Carlos mostrando sementes

 

Participando pela primeira vez da AgroBV, a integrante do Dedo Verde, Giovana Thomas, conta que está amando a experiência e destaca a importância de preservar a natureza. “Nós transmitimos e ensinamos sobre o cultivo das plantas. Elas precisam de cuidados e as pessoas podem contribuir. Isso ajuda o meio ambiente. Aqui é um momento único e legal. Aprendo muito com o projeto e levo os ensinamentos para a minha vida”, comenta.

 

Integrantes do programa Rumo Certo visitando o campo de girassóis

 

Integrante do Dedo Verde há 4 anos, Zacarias Carlos participou de três edições da AgroBV, conta sobre sua entrada no projeto e a importância de estar presente novamente. “Eu entrei no projeto do nada, porque eu estava vendo um negócio de projeto social no CRAS. Eu falei para minha mãe que havia amigos participando e ela disse que eu poderia também. Me inscrevi e agora estou aqui, nessa 5° edição do evento. É legal participar porque ensinamos outras pessoas a como conservar o meio ambiente. O plantio é uma esperança”, explica.

 

Espaço do Família que Acolhe garantindo uma atenção especial às famílias

 

Como capital da primeira infância, o Família que Acolhe (FQA) não podia ficar de fora. Um espaço com fraldário e local para amamentação garantiram uma atenção especial às famílias, além da “Fazendinha”, que tem exposição de animais em baias, como mini vacas, pôneis, coelhos, porcos, carneiros, entre outros. “Tudo isso é para as crianças e suas famílias se divertirem. A movimentação do primeiro dia foi bastante intensa”, comentou a cuidadora Juliene Almeida. 

 

"É muito interessante ter atividade para as crianças, com um lugar para a gente se divertir”, conta Maria Júlia

 

Em sua estreia na AgroBV, a visitante Maria Júlia, de 9 anos, afirmou que nunca tinha participado de um evento tão legal. “É maravilhoso. Vi os girassóis lindos e brilhantes. Eu estou gostando de brincar e pintar, porque é muito interessante ter atividade para as crianças, com um lugar para a gente se divertir”, comenta.

*Supervisionados por Shirleia Rios*