COMITÊ DAS CRIANÇAS - Futuros cidadãos de Boa Vista aprendem sobre combate à violência contra mulher
De forma lúdica, os pequenos aprenderam sobre a importância da prevenção e enfrentamento a essa prática
.jpg)
Por Karol Holanda
há 5 horas
Roraima é o estado com as maiores taxas de feminicídio, segundo o Atlas da Violência, divulgado em maio deste ano pelo Fórum Brasileira de Segurança Pública. Portanto, é mais que necessário sensibilizar as próximas gerações sobre esse tema. Pensando nisso, a 8ª reunião do Comitê das Crianças (CCBV), ocorrida nessa terça-feira, 26, abordou o Agosto Lilás, mês de Combate à violência contra mulher.
Com a participação do projeto “Maria vai à escola”, que visa o combate à violência doméstica, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SMEC) em parceria com o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), elas aprenderam de forma lúdica a importância da prevenção e enfrentamento contra essa prática. No final, as crianças foram surpreendidas pela Patrulha Maria da Penha, onde elas conheceram um pouco o trabalho desse grupamento especial.

Para a responsável do comitê, Gabriela Cavalcante, o objetivo é sempre promover uma participação ativa das crianças nas políticas públicas e construir uma capital com mais igualdade de gênero. “Por meio da sensibilização, as crianças serão, muito provavelmente, adultos mais conscientizados sobre igualdade de gênero. Elas saíram daqui como multiplicadores sobre a temática, ‘plantando sementes’ em casa, na escola e entre outros lugares”, disse.

Segundo a coordenadora do “Maria vai à escola”, Jaqueline Nunes, o trabalho desenvolvido pelo projeto é de extrema importância para a educação das crianças. “Queremos perpetuar um ciclo de cuidado e respeito. Além de conscientizar sobre violência doméstica desde cedo. Hoje, os protagonistas são as crianças do comitê, que amanhã serão adultos de caráter”, explicou.
Conscientes e respeito
O comitê conta com 24 “mini membros”. Uma dessas crianças é Jhesyka Lira, de 11 anos. E, mesmo com pouca idade, a pequena já possui consciência do seu gênero e entende a importância de proteger quem ela será no futuro.

“Eu gostei bastante da reunião de hoje, pois sei que quando crescer serei uma mulher. Então, conhecer a formas de combater a violência é importante. Algumas dessas informações eu já sabia e outras não. Vou levar tudo o que aprendi para casa, escola, amigos e vizinhos”, completou.
SOBRE O COMITÊ – Comitê das Crianças de Boa Vista (CCBV) é um órgão consultivo que visa dar voz às crianças, contemplando suas ideias, propostas e demandas a respeito da cidade. Foi instituído em 2023, após a adesão do Município à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças, conforme estabelecido pelo decreto municipal nº 116/E, de 19 de setembro de 2023.
É composto por 24 crianças de todas as áreas da cidade (Zona Norte, Zona Sul, Centro, Zona Oeste, Zona Leste e Zona Rural e Indígena) e com deficiência, de forma paritária entre meninos e meninas, sendo renovado a cada dois anos. Os encontros acontecem a cada dois meses, onde sempre são abordadas diferentes temáticas.
“MARIA VAI À ESCOLA” – Desenvolvido pela Prefeitura de Boa Vista desde 2015, o projeto beneficiou 4.703 alunos de 44 escolas municipais. A iniciativa envolve visitas às escolas da rede Municipal de ensino e aborda temas como direitos humanos, igualdade de gênero, diversidade étnica e a problemática da violência doméstica e familiar contra a mulher.
A parceria com o TJRR utiliza uma metodologia dinâmica, onde são estimuladas reflexões, além de incentivar os alunos a expressarem suas opiniões baseadas em suas vivências.
*Supervisionado por Shirleia Rios