Prefeitura e UNICEF assinam Certificação UAPI e reforçam ações voltadas à primeira infância na saúde municipal
Todas as Unidades Básicas de Saúde da capital participam da edição 2025-2028

Por SEMUC
há 5 horas - Última atualização há 3 horas
A Prefeitura de Boa Vista e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) assinaram nesta quinta-feira, 28, a Certificação UAPI – Unidade Amiga da Primeira Infância, que reconhece o compromisso e o trabalho dedicado das unidades de saúde com o cuidado integral de crianças desde a gestação até os seis anos.
Todas as unidades básicas de saúde de Boa Vista participam da edição 2025-2028. A partir dessa iniciativa, as equipes receberão formações continuadas, com monitoramento, avaliação do desempenho das unidades e análise de indicadores. O objetivo é aprimorar as ações estratégicas e a qualidade dos serviços ofertados para as crianças.
O prefeito Arthur Henrique destacou que o UNICEF já é parceiro da gestão municipal na educação e na saúde especializada e agora vem atuar também na atenção básica, com foco na primeira infância, prioridade em Boa Vista há 12 anos. Isso porque desde 2013, a prefeitura implementa políticas públicas destinadas ao cuidado integral das crianças.

“A certificação UAPI vem para fortalecer ainda mais nossas ações, especialmente na atenção básica em saúde. Isso significa melhorar os indicadores de vacinação em Boa Vista, ampliar a adesão ao aleitamento materno, garantir o acompanhamento das gestantes com exames no momento certo e os exames preventivos, assegurando a saúde da mãe e da criança na rede básica. Com isso, conseguimos prevenir diversas doenças e desafogar os hospitais, principalmente o Hospital Infantil de Boa Vista”, ressaltou o prefeito.

Para a chefe do escritório do UNICEF em Roraima, Tâmara Simão, investir na primeira infância não é apenas uma questão de justiça social, mas também um imperativo de desenvolvimento sustentável.
“Nós sabemos que Boa Vista tem uma projeção de Capital da Primeira Infância e a gente espera que a iniciativa UAPI venha fortalecer essa projeção e todo o esforço que é feito pela gestão municipal. Nós vamos fazer um acompanhamento, nesse primeiro momento, com a Secretaria Municipal de Saúde. E, dando certo — e vai dar certo —, a gente vai ampliar esse acompanhamento para as pautas de educação e assistência social”, disse.
As UBSs que atingirem as metas e os parâmetros estabelecidos vão receber o certificado UAPI. “A gente sabe que quando conseguimos tratar 80% da população na atenção primária, conseguimos também manter a atenção especializada fortalecida. Por isso, essa parceria com o UNICEF é fundamental, pois ajuda a qualificar os serviços e, como um todo, fortalece a saúde em Boa Vista”, disse o secretário municipal de Saúde, Marcelo Zeitoune.
Boa Vista: Capital da Primeira Infância
A Certificação UAPI é um reforço nas diretrizes voltadas à primeira infância já desenvolvidas em Boa Vista há 12 anos. As ações municipais envolvem todas as áreas, desde saúde, educação, social até obras, com estratégias aplicadas nas unidades básicas, hospitais, escolas, praças e demais espaços públicos, garantindo uma cidade acolhedora e que promova o desenvolvimento pleno das crianças.
O trabalho tornou Boa Vista referência nacional e internacional no tema, recebendo o reconhecimento de Capital da Primeira Infância. A cidade conta com um Comitê Gestor Intersetorial, Plano Municipal da Primeira Infância e o Programa Orçamentário 78, voltado exclusivamente para essa fase da vida, com recursos destinados na Lei Orçamentária Anual (LOA) especificamente para esta área.
Com essa organização, Boa Vista garante que suas ações sejam planejadas, executadas e monitoradas com base em dados reais e prioridades locais, proporcionando o acolhimento adequado para as crianças e suas famílias.