Premiação marca encerramento da 4ª edição dos Jogos das Escolas Municipais Indígenas
O evento contou com a participação de mais de 500 alunos das 12 escolas indígenas do município

Por Marcus Miranda
16/08/2025
A alegria e o espírito esportivo marcaram o encerramento da 4ª edição dos Jogos das Escolas Municipais Indígenas, que ocorreu neste sábado, 16, na Escola Municipal Vicente André da Silva, na Região do Truaru da Cabeceira. Durante três dias, cerca de 576 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, representando as 12 escolas indígenas, participaram de competições que valorizaram a cultura, a integração e o incentivo à prática esportiva.
“O sucesso desta edição mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo a educação e promovendo oportunidades que vão além da sala de aula. Investir nessas escolas significa investir no futuro de cada aluno, garantindo que eles tenham estrutura adequada para seu desenvolvimento, acesso à tecnologia e atividades que respeitem e valorizem a cultura dos povos indígenas”, afirmou o prefeito Arthur Henrique.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Lincoln Oliveira, também celebrou o resultado. “Foi gratificante ver o empenho das equipes escolares e o brilho nos olhos dos alunos ao participarem de mais uma edição dos jogos, essa importante competição que já faz parte do Calendário Oficial de Eventos da educação. Foram dias de muito aprendizado, diversão e troca entre as comunidades. Nossa ideia é fortalecer ainda mais essa iniciativa”, falou.

Premiação com novidades
Durante a programação, os estudantes competiram nas seguintes modalidades: bola ao alvo, arco e flecha, baladeira, cabo de guerra, corrida livre e futsal do lavrado. Todos os participantes receberam medalhas de participação e os atletas classificados, troféus. Porém, este ano uma nova categoria de premiação passou a fazer parte da competição: Ranking Geral.

A ideia foi contemplar com troféu a escola que mais obteve pontos em todas as categorias. A campeã foi a Escola Municipal Tuxaua Albino Morais, com 115 pontos. Outro momento marcante do encerramento foi a escolha da próxima escola a sediar os jogos. Por meio de sorteio, a escolhida para receber a 5ª edição em 2026 é a Escola Municipal Vovó Tereza da Silva, que fica na comunidade indígena do Darora.
Atletas cheios de orgulho
As alunas Maria Tavares e Tessiane Lemos, de 10 anos, da Escola Municipal Dukuzzy Sebastião foram as campeãs na categoria Baladeira. Para elas, um momento de grande alegria.

“É a primeira vez que participamos e foi uma experiência muito legal. Treinamos muito e ficamos felizes em vencer”, disseram as pequenas atletas.
Marque Batista, gestor da Escola Municipal Vicente André da Silva, unidade que sediou os jogos, destacou a relevância do evento para a comunidade escolar e para a preservação cultural.

“Foi uma honra receber todos os atletas, comunidades e escolas indígenas nesta edição dos jogos. Tivemos experiências muito ricas, especialmente no que diz respeito à inclusão esportiva dos nossos alunos e à valorização da nossa cultura tradicional. Isso fortalece o currículo da escola e reafirma a importância da parceria com a prefeitura, que garante esse direito ao nosso povo indígena. Essa vivência agrega ao aprendizado e contribui para manter viva a tradição, já que nossas crianças são o futuro da cultura indígena”, ressaltou Marques Batista.
Confira a classificação dos jogos, por modalidade: