Recorde de público: Cerca de 75 mil pessoas prestigiam a AgroBV 2025
Foram quatro dias de troca de conhecimentos, experiências e contato com o que há de mais atual no agronegócio

Por Ráyra Fernandes
há 1 hora - Última atualização há 1 hora
A AgroBV 2025 encerrou neste domingo, 3, com recorde de público. Foram cerca de 75 mil pessoas que prestigiaram o Maior Evento do Agro de Roraima, onde os visitantes tiveram acesso a conhecimentos, experiências e contato com o que há de mais atual no agronegócio durante quatro dias de feira.

“A cada ano, a prefeitura tem investido no setor do agro e o reflexo é o que vemos aqui na AgroBV. Foi recorde de público, de negociações, diversos empreendedores gerando renda para as famílias”, destacou o prefeito Arthur Henrique.
Promovido pela Prefeitura de Boa Vista, o evento transformou o Centro de Difusão Tecnológica (CDT), região do Bom Intento, em um laboratório a céu aberto para produtores rurais, técnicos, pesquisadores, estudantes, empreendedores e apaixonados pelo campo.

Entre as inovações que chamaram a atenção do público, destacam-se o cão robô, o pivô de irrigação e os drones de pulverização. As tecnologias demonstraram, na prática, como o uso da robótica e da automação pode transformar o dia a dia no campo, tornando as atividades mais eficientes, seguras e sustentáveis.

Além disso, o público encontrou exposições de máquinas, produtos da agricultura familiar, praça de alimentação e a fazendinha. Embora pensado para o setor produtivo, a prefeitura também ofertou uma variedade de serviços municipais que beneficiaram famílias inteiras, da vacinação à diversão infantil.
Campo experimental

Com uma área de 26 hectares de demonstrações do campo, foram apresentadas 16 cultivares de soja, 21 híbridos de milho, duas espécies de sorgo e duas de girassol, além de batata-doce e macaxeira, todas acessíveis e testadas em solo roraimense, mostrando que é possível produzir mais, com eficiência, sustentabilidade e inovação.
O cenário perfeito para cultivar memórias em família
Entre os espaços mais visitados do evento, o Campo de Girassóis foi, sem dúvida, um espetáculo à parte. O amarelo das flores se destacou no Campo Experimental e é parada obrigatória para quem quer levar lembranças e belas imagens para casa. Este ano, os girassóis ocuparam 6 hectares do CDT, o que garantiu um cenário ainda mais impressionante.

Ellen Schuertz, fisioterapeuta, de 33 anos, foi uma que eternizou o momento. “Foi a primeira vez que eu vim à AgroBV e achei muito organizado. Chegar aqui e encontrar essa paisagem incrível me deixou encantada. Nem parece que estamos em Roraima. Eu estou muito feliz de ver que temos potencial e que a capital está crescendo neste segmento”, disse.
Oportunidade de negócio

O sol forte que marcou os dias da AgroBV 2025 foi um aliado das vendas para Edson Wander Arruda, de 56 anos, que apostou no clima como oportunidade de negócio. Sem loja física, ele atua como revendedor para outras lojas, mas decidiu levar chapéus, cintos e botinas, diretamente ao público durante o evento. E a aposta deu certo.
“Superei minhas expectativas. As vendas foram muito boas. O que mais saiu durante o evento foi o chapéu, porque o sol estava muito quente, mas vendi um pouco de tudo. Graças a Deus, deu muito certo. O pessoal tem me incentivado a participar de outros eventos e, com certeza, onde tiver espaço para eu trabalhar eu vou estar lá”, afirmou.
Clima de aventura e adrenalina

Com recorde de participantes, a 5ª edição da AgroBVRun reuniu cerca de 1.500 competidores em um percurso de 5 km com trilhas, estrada de barro, tanques d’água e outros obstáculos no CDT. Não faltou aventura e alegria para o público infantil. A 1ª edição da AgroBVRun Kids, garantiu a participação inédita de 150 crianças de 2 a 13 anos no evento esportivo.
Acesso para todos: Prefeitura ofereceu transporte gratuito até a AgroBV

Para facilitar o acesso de todos, a prefeitura disponibilizou uma linha especial de ônibus, com trajeto entre o Terminal José Campanha Wanderley, no Centro, e o CDT. O transporte oferecido gratuitamente entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, viabilizou a participação de 8 mil pessoas na AgroBV 2025.
Agro é tecnologia, educação e futuro
O evento também foi palco para o lançamento do aplicativo Farmbov, ferramenta desenvolvida para otimizar o controle de rebanhos para produtores que trabalham com gado de corte. Uma parceria da Farmbov com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), o aplicativo conta com dados exclusivos de cada animal, relatórios de manejo sanitário e reprodutivo, além de funcionar online e offline.
Valorização dos artistas da terra

Artistas regionais comandaram o palco do Maior Evento Agro de Roraima, proporcionando muita música boa e descontração aos visitantes da AgroBV. O encerramento foi embalado por música ao vivo e clima de confraternização. Ao todo, 12 atrações musicais, tornaram o ambiente leve e acolhedor para o público.
Até logo, AgroBV!
A AgroBV 2025 chegou ao fim, mas quem ainda não visitou o campo de girassóis tem até o dia 10 de agosto para aproveitar. O Centro de Difusão Tecnológica (CDT), na região do Bom Intento, zona rural de Boa Vista, segue aberto ao público, das 8h às 17h, recebendo visitantes.