Assistência Social

Servidores do Família Que Acolhe recebem capacitação sobre cuidados na primeira infância

Treinamento visa reforçar práticas de acolhimento e atualizar as metodologias com os beneficiários do programa

Por Lucas Aires

há 5 horas

Para fortalecer ainda mais o atendimento aos beneficiários do Família que Acolhe (FQA), a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Governo (SMGOV), promove nesta sexta-feira, 22, um encontro de capacitação voltado para os servidores que atuam no programa. A iniciativa tem como objetivo principal aprofundar as práticas de acolhimento e os cuidados necessários durante a primeira infância. O evento ocorre até às 18h no Centro Municipal de Inovação (CMI), bairro Mecejana.

 

A capacitação é um momento estratégico para garantir que a qualidade do atendimento seja mantida em alto nível

 

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Social da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), Sheyla Santana, a capacitação é um momento estratégico para garantir que a qualidade do atendimento seja mantida em alto nível, a fim de tornar os servidores ainda mais acolhedores e sensibilizados quanto a política de primeira infância.  

“Queremos que eles recebam as famílias em nossas instituições com o acolhimento que elas merecem e precisam. É importante ter uma visão mais atenta e voltada para essa fase, entendendo que o cuidado com a criança é diferenciado. O brincar, o afeto, até mesmo um simples olhar, tudo isso é impactante no desenvolvimento delas”, contou.

 

"A intersetorialidade é importante para promover ações entre as unidades levando mais qualidade ao desenvolvimento das nossas crianças", disse Valéria

 

Com foco na aprendizagem experiencial, utilizando desenhos e quebra-cabeças, a assessora técnica da SMGOV, Valéria Reinbold, detalhou a estrutura dinâmica da capacitação, focada na prática e interação que reforcem a importância do desenvolvimento infantil por meio de vivências e não apenas de teorias.

“Dentro da capacitação, buscamos trazer momentos interativos e dinâmicos. Há pouco conteúdo em texto, porque acreditamos que, quando praticam, os servidores fixam melhor o conhecimento e são levados a refletir de maneira mais profunda. Aqui temos profissionais da saúde, visitadores, supervisores e facilitadores. A intersetorialidade é importante para promover ações entre as unidades levando mais qualidade ao desenvolvimento das nossas crianças”, explicou.

 

Desenhos produzidos pelos servidores durante a capacitação

 

Os servidores participaram de uma prova para montar quebra-cabeça em tempo recorde

 

Aprendizado para futuras visitações

 

"Nós adquirimos novos conhecimentos que levamos diretamente aos pais, que são os beneficiários do FQA", disse Alberto

 

Alberto Araújo, visitador há 2 anos do FQA, destaca que a capacitação contínua é fundamental para que ele e outros visitadores possam replicar esse conhecimento de forma eficaz às famílias atendidas. Para ele, essas atividades são cuidadosamente planejadas para cada etapa do desenvolvimento infantil.

"Nós adquirimos novos conhecimentos que levamos diretamente aos pais, que são os beneficiários do FQA. Demonstramos para eles como podem explorar o potencial dos seus filhos da forma correta. As atividades que fazemos com as crianças são planejadas conforme as semanas de vida que elas vão adquirindo. Não é algo aleatório. Nós trabalhamos com atividades especialmente desenvolvidas para cada faixa etária. Tudo é feito com base no desenvolvimento semanal”, relatou.

 

"Essa capacitação vai trazer um grande desenvolvimento para nós, visitadores, porque a cada dia aprendemos mais", destaca Laudicélia

 

A visitadora Laudicélia Ribeiro, que atua há cerca de 3 anos no FAQ, compartilhou sua expectativa sobre a capacitação e a importância do trabalho próximo às famílias. Para ela, a formação é um momento crucial para aprimorar a qualidade do atendimento e fortalecer os vínculos criados durante as visitas.

“Essa capacitação vai trazer um grande desenvolvimento para nós, visitadores, porque a cada dia aprendemos mais. Ela reforça a forma de trabalhar, a maneira de nos comunicarmos e como agir. Muitas vezes, as famílias que visitamos querem ser ouvidas, principalmente as mulheres, que buscam compartilhar suas vivências e trocar experiências. Essa escuta faz toda a diferença, pois criamos um laço afetivo e levamos novas informações para as beneficiárias”, contou.

*Supervisionado por Shirleia Rios*