Saúde

80% das demandas de Saúde são atendidas pela Atenção Primária de Boa Vista

Dos 619.980 atendimentos realizados ao longo deste ano, apenas 10,24% precisaram de encaminhamento para a rede especializada

Por Ana Gabriela Gomes

há 12 horas - Última atualização há 9 horas

O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que Boa Vista registrou um aumento populacional de mais de 14% nos últimos anos. E para acompanhar o crescimento da demanda, a Atenção Básica do município vem se consolidando como o principal ponto de saúde para a população.

Dos 619.980 atendimentos realizados ao longo deste ano, apenas 10,24% precisaram de encaminhamento para a rede especializada. Isso mostra que 80% dos casos são resolvidos diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), confirmando a capacidade da Atenção Básica de oferecer cuidado integral.

A Atenção Básica do município vem se consolidando como o principal ponto de saúde para a população

“A eficiência da rede municipal reflete não apenas o fortalecimento da infraestrutura, mas também o impacto do planejamento estratégico em saúde pública. A resolutividade da Atenção Básica reduz a sobrecarga sobre a rede especializada” apontou o prefeito Arthur Henrique.

Ampliação e novas unidades

A rede municipal conta atualmente com 38 UBSs, incluindo nove estruturas novas implantadas recentemente, como as primeiras nos bairros Said Salomão, Airton Rocha e no P.A Nova Amazônia. Ainda estão em fase de implantação as unidades Professor Mariano de Andrade (Caranã), Délio Tupinambá (Nova Cidade), Santa Teresa e Olenka Macellaro (Caimbé), que vão ampliar ainda mais a cobertura.

A UBS Dr. Alceste Madeira de Almeida é a primeira do bairro Said Salomão

Com estruturas modernas e equipes multiprofissionais, as unidades se firmam como a porta de entrada prioritária do sistema de saúde, oferecendo serviços como consultas, acompanhamento pré-natal, vacinação, testes rápidos, atendimento odontológico e farmácia.

Horário estendido

As unidades que funcionam em horário estendido ofertam todos os serviços diurnos

Todas as unidades funcionam das 7h às 19h, sem interrupção. Além disso, seis UBSs oferecem atendimento estendido, até 1h, aumentando a oferta dos serviços aos usuários. São elas: Aygara Motta (Cidade Satélite), Rômulo Ferreira (São Vicente), Liberdade, Lupércio Ferreira (Pintolândia), Maria das Dores Pereira da Silva (Equatorial) e Délio Tupinambá.

Inovações no atendimento

Boa Vista recebeu destaque nacional ao conquistar o 1º lugar na 20ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS, na categoria de capitais do Norte, com o trabalho “Rastreando o cuidado e mapeando vidas: o uso do Google Maps na Estratégia de Saúde da Família”. Atualmente, a cobertura da ESF em Boa Vista é de mais de 100%. No ano passado, foram mais de 300 mil visitas domiciliares no município.

Atualmente, a cobertura da ESF em Boa Vista é de mais de 100%

Outras inovações de 2025 são as duas equipes de Consultório na Rua, voltado à população em situação de vulnerabilidade, o Centro de Teleassistência Dra. Erika Priscilla Nascimento Vasconcelos e as duas Carretas de Saúde da Mulher, que percorrem diversos bairros com a oferta de consultas e exames especializados.

As Carretas da Mulher levam saúde especializada em todos os bairros da cidade

Mais avanços para a população

Educação: Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), a prefeitura está presente em 174 escolas do município, levando vacinação, prevenção e promoção da saúde para crianças e adolescentes.

Nova UBS: No mês passado, a prefeitura inaugurou mais uma unidade Porte IV, a maior categoria do modelo de atenção, a UBS Enfermeiro Bernardo Alem. Com capacidade para mais de quatro mil atendimentos, a primeira unidade do Vila Jardim beneficia diretamente mais de 15 mil moradores da região, levando mais dignidade, bem-estar e acesso à saúde.

A UBS Enfermeiro Bernardo Alem, no Vila Jardim, é a 38ª unidade de saúde de Boa Vista

Migrantes: A Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo um projeto voltado à melhoria do atendimento da população migrante, com foco na ampliação do acesso, acolhimento humanizado e atenção integral. Com apoio das equipes de Ações Governamentais em Saúde (AGSUS), o município vem implementando estratégias específicas para responder as demandas do público em específico, principalmente nas regiões com maior concentração de migrantes e refugiados.

Por meio dos grupos, os idosos têm um momento para exercitar o corpo e a mente

Idosos: 21 UBSs de Boa Vista já contam com grupos operativos que promovem atividades físicas, rodas de conversa e ações educativas, fortalecendo vínculos e prevenindo doenças.

Exames: Ampliação das cotas nas unidades de saúde e redução da fila de espera, tendo como meta zerar a fila. A medida traz um impacto direto no início precoce dos tratamentos, aumentando as chances de recuperação dos pacientes e prevenindo o agravamento de doenças.