Dia “S” do SAEB mobiliza comunidade escolar e fortalece a aprendizagem na Rede Municipal de Ensino
A ideia é preparar os alunos para a avaliação nacional, permitindo identificar pontos fortes e fragilidades nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática

Por Ráyra Fernandes
há 3 horas - Última atualização há 2 horas
Nesta sexta-feira, 12, a Rede Municipal de Ensino promoveu o “Dia S do SAEB e da Recomposição das Aprendizagens”, em 58 escolas. Uma iniciativa estratégica para engajar toda a comunidade escolar na análise dos resultados do primeiro semestre e no planejamento de ações para fortalecer a alfabetização e recompor aprendizagens essenciais dos estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Ao todo, mais de 13 mil alunos da rede participam da atividade que prepara os estudantes para a avaliação que acontece entre os dias 20 e 31 de outubro. “O SAEB mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em todo o país. A ideia é manter o padrão e a qualidade de ensino do município”, explicou a gerente de Ensino Fundamental da SMEC, Angelita Schimitz.
Estratégias de fortalecimento

Na Escola Municipal Maria Teresa Maciel, no bairro Jardim Floresta, por exemplo, a análise dos resultados permite identificar pontos fortes e fragilidades nas aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática. O aluno Reinaldo Davi Carvalho Figueira, de 10 anos, aproveitou o momento.
“A nossa professora está ajudando a gente a entender melhor as matérias. Isso nos motiva a estudar mais e a ficar mais inteligente. Eu acredito que vamos conseguir alcançar a nossa meta, que é 7.2. Estamos focados em aprender cada vez mais para ter um bom desempenho na avaliação” disse.

Além disso, as turmas do 5º ano, saíram às ruas do entorno da escola para uma panfletagem, convidando a comunidade a apoiar a educação local. Isso mostra que todos têm um papel importante na melhoria da aprendizagem e nos bons resultados da escola na avaliação.
“A nossa programação envolveu alunos, professores, funcionários e a comunidade. Desde cedo, estamos distribuindo panfletos e QR Codes com informações sobre as atividades da escola, nosso desempenho no IDEB e a meta projetada. Nosso IDEB já é considerado bom, mas queremos mais. E isso só será possível com o trabalho que vem sendo desenvolvido diariamente”, contou a gestora Maria do Carmo Salvador.
Visita especial: o mascote “Tata”

Um dos momentos marcantes do dia foi a chegada surpresa do “Tata”, mascote oficial do SAEB, um simpático tamanduá criado a partir do desenho de um aluno da própria rede municipal. A presença dele trouxe ainda mais entusiasmo aos estudantes, que aproveitaram para tirar fotos, fazer perguntas e interagir com o personagem.