Agricultura

Em Dia de Campo, girassóis do CDT passam por silagem e alimentam animais

Projeto promove pesquisas, capacitação de produtores e fortalecimento da criação de animais no estado

Por Jaqueline Pontes

há 2 horas

Destaque durante a Maior Feira de Agricultura de Roraima (AgroBV), o campo de girassol, plantado anualmente pela Prefeitura de Boa Vista, ganha um novo destino: alimentar animais. Em um Dia de Campo nesta quinta-feira, 18, com alunos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e agricultores familiares, a cultura é colhida no Centro de Difusão Tecnologia (CDT), localizado na região do bom Intento, zona rural do município.

No Dia de Campo é apresentado todo o processo, desde o corte do material até a estocagem de forma correta, com explicações teóricas e práticas. Segundo o secretário adjunto de Agricultura e Assuntos Indígenas, Marcelo Hentges, o girassol surge como uma excelente alternativa, especialmente em sistemas de integração lavoura pecuária. Além disso, o material é muito eficiente no controle de pragas de solo, especialmente nematoides.

 

Secretário adjunto acompanhou processo

 

“A planta inteira é colhida. Esse material é triturado e recebe um inoculante, que são microrganismos benéficos usados para promover a fermentação. Todo o material será 100% ensilado. Já tivemos essa experiência anteriormente com ótimos resultados. São destinados à alimentação de vacas-leiteiras de alta produção, com feedback positivo. Os animais aceitaram bem o alimento e houve aumento de produção e de qualidade do leite. É, sem dúvida, um produto de excelência”, disse.

Pesquisa e inovação

 

Material será doado para a UFRR

 

Todo o material colhido pelos técnicos agrícolas da prefeitura será doado à UFRR para que os cursos de extensão de ciências agrárias deem continuidade às pesquisas desenvolvidas. Jalison Lopes, professor do curso de Zootecnia da Universidade Federal, ressaltou que os estudos em desenvolvimento vão beneficiar produtores de todo o estado, pois a silagem é uma técnica pouco difundida em Roraima.

“O material vai ser utilizado aqui com o nosso rebanho bovino, só que a ideia é a gente trazer os produtores de todo o estado em dias de campo, mostrando a maneira correta de utilizar a silagem. Os produtores ainda não têm o hábito de estocar alimentos para o rebanho e esse processo é uma técnica muito eficaz para alimentar animais em épocas de escassez. A prefeitura tem sido uma grande parceira nas pesquisas”, destacou.

 

Girassol vira alimento para rebanho

 

Produtores da agricultura familiar, atendidos pelo Plano Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), também participaram da parte teórica e prática do processo de silagem do girassol, cultivado no CDT. Produtor de melancia, melão, macaxeira, milho e abóbora, Aberlon Sales, o Dia de Campo que trata o processo de aproveitamento do girassol tem sido importante, já que a família se prepara para iniciar a criação de animais.

“Esse Dia de Campo tem sido proveitoso. Na minha propriedade, a gente cultiva milho e há a possibilidade de fazer silagem para alimentar os nossos animais. Esse processo de aproveitamento de toda a planta é extremamente eficiente, sem contar que reduz custos. Nós temos a pretensão de iniciar a criação de vaca leiteira e já estamos nos preparando para esse novo desafio e conhecimento é sempre bom”, apontou.

 

Produtor Aberlon Sales participou de Dia de Campo

 

Centro de Difusão Tecnológica – Implantado em 2018, o CDT tem a proposta de difundir novas tecnologias, organizando as pesquisas de campo, espaço onde o produtor pode acompanhar os experimentos das culturas, técnicas de manejo e mecanização, recebendo os resultados para otimizar a produção. Estudos e investimentos em novas tecnologias ficam à disposição dos agricultores de Roraima.

 

Girassol é plantado anualmente no CDT