Social

FAMÍLIA QUE ACOLHE - Semana do Bebê 2025 reforça protagonismo da primeira infância de Boa Vista

Programação segue até esta sexta-feira, 26, escolas de educação infantil, UBSs, CRAS e creches

Por Karol Holanda

há 3 horas

A abertura da 9ª edição da Semana do Bebê deixou a sede do Programa Família que Acolhe (FQA) cheia de sorrisos preciosos. Com o tema “Infância Livre: o poder de brincar fora das telas”, a programação é voltada a sensibilizar sobre danos causados à saúde infantil pelo uso excessivo de aparelhos como smartphones e tablets, além de ressaltar a valorização das brincadeiras livres como estímulo ao desenvolvimento das crianças.

O evento contou com a eleição da vencedora da 5ª edição do “Bebê Prefeito”, Baby SPA, serviços de saúde (como pediatria e odontologia) e muito mais. A programação especial segue até esta sexta-feira, 26, nas escolas de educação infantil, Unidades Básicas de Saúde (UBS), creches e nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS).    

 

O evento contou com a eleição da vencedora da 5ª edição do “Bebê Prefeito”, Baby SPA, serviços de saúde (como pediatria e odontologia) e muito mais

 

Segundo o prefeito Arthur Henrique, o evento reforça o protagonismo dos “pequenos”, colocando-os no centro das discussões públicas da capital. Além disso, o tema da Semana do Bebê 2025 é um alerta importante para as famílias quanto ao desenvolvimento infantil.

 

Segundo o prefeito Arthur Henrique, o evento reforça o protagonismo dos “pequenos”, colocando-os no centro das discussões públicas da capital

 

“A proposta é conscientizar sobre os prejuízos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos e incentivar a interação entre crianças, seja em brincadeiras com outras crianças ou em contato com a natureza. Durante a semana, escolas municipais vão desenvolver o tema para orientar pais, professores e crianças, como forma de valorizar a primeira infância”, disse o prefeito.

Bebê Prefeito 2025

Cheia de fofura, a pequena Thauany Diniz, de 11 meses, foi eleita como a “Bebê Prefeito” em 2025. Para receber a simbólica chave da cidade, a criança é escolhida a partir de critérios alinhados ao Selo UNICEF, como pré-natal (preferencialmente em uma UBS) e mínimo de 7 consultas, além de presença mínima de 50% nos encontros promovidos pelo FQA.

 

"Sem dúvidas, é algo que vamos levar para vida”, disse a avó da Bebê Prefeito

 

Com Thauany no colo, a avó Ana da Silva Ribeiro, de 54 anos, comemorou a escolha da neta para um título tão importante e simbólico. “É gratificante ela ser intitulada como ‘Bebê Prefeito’. Sem dúvidas, é algo que vamos levar para vida”, disse. 

*Supervisionado por Shirleia Rios