Integrantes do Dedo Verde aprimoram práticas em compostagem e produção de mudas
Atividades reforçam o compromisso do município com a educação ambiental

Por Lucas Aires
há 1 hora
Combinando sustentabilidade e inclusão social, o Programa Dedo Verde tem se tornado importante espaço de transformação para jovens de Boa Vista. Nesta terça-feira, 16, os integrantes participaram de atividades voltadas ao aprimoramento das práticas de compostagem e produção de mudas, reforçando o compromisso do município com a educação ambiental.

A organização é a chave para o sucesso do Dedo Verde, segundo a técnica administrativa Eduarda Ximenes. Todas as atividades feitas no Horto Municipal são planejadas para oferecer uma experiência prática e educativa, incentivando a interação e o trabalho em equipe.
"Os integrantes vão aprendendo sobre a natureza e como preservá-la. Eles são divididos em equipes e nós incentivamos que cada um faça o seu melhor, porque o melhor grupo é aquele que está cuidando realmente do meio ambiente. É isso que fazemos, sempre pensando nesse contato uns com os outros, se ajudando”, disse.


Eduarda também destaca outras atividades que os integrantes participam, garantindo eficiência e aprendizado contínuo. “Eles sempre colaboram em ações como Prefeitura com Você e AgroBV, com doações de mudas e sementes. Planejamos ter esse compromisso ambiental para que eles possam replicá-los".

Há cerca de dois anos no Dedo Verde, a jovem Railane Machado, de 16 anos, encontrou no programa muito mais do que uma horta, mas também um espaço de interação e trabalho agradável com aquilo que ela gosta, que é a natureza.
"Eu conheci o programa por causa da minha mãe. Ela fez minha inscrição e está sendo uma experiência muito boa participar daqui. Nós aprendemos tudo que é ensinado em conjunto. Aqui fazemos um pouco de tudo, como compostagem, adubo, sabão caseiro e palestras, aqui mesmo no horto”, explicou.

Com apenas sete meses no programa, José Gabriel, de 15 anos, já colhe os frutos que vão muito além da compostagem e do cuidado com plantas. Para ele, o Dedo Verde é uma ferramenta valiosa para o bem-estar mental.
"É muito bom estar aqui e trabalhar nisso, porque ajuda contra a ansiedade. Aqui não sou tímido. Me sinto melhor e mais comunicativo. Há bastante gente para conversar e trabalhar juntos. Agora pouco fiz o trabalho de compostagem, ciscando e juntando as folhas que estão no chão e depositá-las no lugar correto para depois virar adubo", contou.
*Supervisionado por Shirleia Rios*