JARDIM NEUROSSENSORIAL - Escola de Boa Vista inaugura espaço para estimular desenvolvimento e inclusão de alunos atípicos
O local serve de auxílio para os estudantes e amplia a aprendizagem de toda a comunidade escolar

Por Marcus Miranda
há 3 horas
A Escola Municipal Palmira de Castro Machado conta agora com um novo espaço pedagógico: Jardim Neurossensorial, pensado para estimular os cinco sentidos das crianças, promover a inclusão social e apoiar o desenvolvimento integral dos estudantes. Composto por diferentes texturas, cores, aromas e elementos interativos, o ambiente foi projetado para ser uma extensão da sala de aula, proporcionando novas formas de aprender e de se conectar com a natureza

O espaço contribui para o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional, além de favorecer a regulação em momentos de crise, especialmente para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras necessidades específicas.
Contribuições significativas aos alunos atípicos

A professora da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) da unidade, Mayane Oliveira, destacou as contribuições do Jardim Neurossensorial para os alunos. “É um ambiente acolhedor, extensão da SRM, que promove o desenvolvimento sensorial, atenção, concentração, memória e linguagem. É um espaço valioso que beneficia todos os alunos e serve como suporte pedagógico para professores e cuidadores”, explicou.

O gestor da escola destacou que a implantação do Jardim Neurossensorial foi possível graças ao recurso conquistado pelo Prêmio Gestão Escolar 2024, quando a unidade alcançou o 2° lugar na categoria Grande Porte. “É mais uma conquista para nossa comunidade. Esse espaço vai contribuir de forma significativa, porque é um ambiente pedagógico diferenciado, onde professores e cuidadores poderão propor atividades educativas, de forma acolhedora e didática”, disse.

Pais e alunos celebram novo espaço
Para as famílias, o espaço representa mais do que um recurso pedagógico: é uma forma de garantir acolhimento e cuidado no processo de aprendizagem. Eline Gomes, mãe do estudante David, de 9 anos, que tem autismo e TDAH, destacou a relevância da iniciativa para o desenvolvimento do filho.

“Achei maravilhoso, porque ajuda muito na regulação dele, com as texturas, cores e estímulos. É um espaço bem colorido e criativo, que vai agregar ainda mais ao ensino e ao autocontrole de todas crianças que precisam de apoio, não só as atípicas. Desde que chegou à escola, meu filho teve avanços importantes. Logo aprendeu a ler e vem desenvolvendo cada vez mais tanto na sala regular quanto na sala de recursos”, relatou.

O próprio David também aprovou o novo espaço. “O lugar que eu mais gostei foi o dos canos das bolinhas” contou o estudante.

Davi Matheus, de 10 anos, estudante do 5° ano, tem autismo e também gostou muito do espaço. Ele destacou a importância do local para o seu desenvolvimento. “Achei muito legal. Gostei de sentir a textura das coisas e de brincar aqui. Vai ser mais uma opção para a sala de Recursos Multifuncionais”, falou.