Mormaço Cultural

MORMAÇO 2025 - Com sabor regional, chefs de cozinha se preparam para o maior festival multicultural de Roraima

Cardápio com as delícias da nossa terra estará disponível nos dias 19, 20 e 21 de setembro, no Parque do Rio Branco

Por Ráyra Fernandes

há 4 horas

No Mormaço Cultural 2025, o calor da cidade se encontra com o calor da cozinha. Esse caldeirão gastronômico aquece a alma de quem vive essa experiência. E entre tantos aromas, sabores e talentos reunidos, o Chef de cozinha Jorge Cardoso se destaca.

 

Chef de cozinha Jorge Cardoso é um dos participantes desta edição do festival

 

“É incrível esse espaço que a Prefeitura de Boa Vista criou para valorizar a gastronomia local. Nos dois últimos concursos de melhores pratos apresentados durante o festival, conquistamos o paladar dos jurados e do público, levando o primeiro lugar. As duas vitórias consecutivas foram fruto de um trabalho consistente, técnico e, acima de tudo, apaixonado”, contou.

Jorge também participou como ouvinte das palestras de grandes nomes da gastronomia nacional que passaram pelo festival. A cada encontro, um aprendizado e reafirmação de seu propósito: valorizar a riqueza dos ingredientes amazônicos com ousadia e identidade.

Macuxi da Terra

 

O prato Macuxi da Terra é uma homenagem à cultura e aos ingredientes da Amazônia

 

Nesta edição, uma das opções apresentadas será o prato Macuxi da Terra. A base de arroz é uma explosão de sabores e identidade regional. Leva carne de sol desfiada, queijo coalho, calabresa, além de tucupi preto, ingrediente tradicional da culinária indígena que equilibra os sabores.

Os vegetais trazem crocância e leveza, enquanto dois tipos de aioli (um de pimenta-de-cheiro e outro de buriti) agregam cremosidade, leve picância e doçura. O pó de ervas regionais adiciona um toque aromático especial e, para finalizar, a tuille de tapioca dá um charme visual e textura crocante.

“A cada ano a gente inova nos pratos. Este será um dos que levaremos para o evento. Todos serão a base de arroz. Mas esse prato é maravilhoso! Uma homenagem à cultura e aos ingredientes da Amazônia. Tem muitas influências da terra e eu garanto que vai agradar a todos”, afirmou.

 

Esta delícia estará disponível no cardápio do Mormaço Cultural

 

Diversidade gastronômica do evento

Esse prato e outras delícias da nossa terra estarão disponíveis durante o Mormaço Cultural, nos dias 19, 20 e 21 de setembro, no Parque do Rio Branco. A área de alimentação contempla 25 barracas de chefs e 10 espaços para food trucks.

Biografia do Chef Jorge

Roraimense, Jorge Cardoso iniciou sua trajetória na gastronomia em 2010. Formado em gastronomia pelo Centro de Ensino Superior do Amazonas em 2014, fez especializações que cruzam continentes e culturas: da cozinha regional amazônica à asiática, passando pela sofisticação da culinária italiana, espanhola e até molecular.

Mas nunca abandonou sua essência, os insumos amazônicos. Jorge é também um embaixador da gastronomia brasileira pelo estado de Roraima, título conquistado com trabalho, talento e reconhecimento nacional. Vencedor do Prêmio Dólmã em 2019 e 2020, já foi consultor de diversos restaurantes em Boa Vista.

 

Roraimense, Jorge Cardoso iniciou sua trajetória na gastronomia em 2010

 

De 2018 a 2022, dividiu seu conhecimento como professor de gastronomia, ajudando a formar uma nova geração de cozinheiros. Hoje, Jorge é o Chef executivo do restaurante Mori Wei, no Boa Vista Eco Hotel, onde continua encantando com sua fusão de culturas e respeito à biodiversidade da Amazônia.

Convidado especial

O Chef de cozinha Felipe Bronze, de 44 anos, foi um dos primeiros convidados anunciados para esta edição do Mormaço Cultural. Formado em Artes Culinárias pelo “Culinary Institute of America” e proprietário de dois restaurantes de luxo em São Paulo e no Rio de Janeiro, o chef já recebeu duas estrelas no Guia Michelin.

Ele fará uma aula especial para empresários e amantes de gastronomia, na cozinha do restaurante Sesc/Centro, localizado na Rua Dr. Araújo Filho, 947, sábado, 20, às 10h, compartilhando seus conhecimentos enquanto também os ajuda na prática do dia a dia da cozinha.

A partir das 18h, Felipe Bronze visita a área gastronômica do festival para conhecer e experimentar os pratos regionais. Além disso, interage com chefs locais e empreendedores, partilhando dicas e promovendo o empreendedorismo e a cultura gastronômica de Boa Vista.

 

O Chef Felipe Bronze fará uma aula especial para empresários e amantes de gastronomia

 

Saiba quais Chefs de Cozinha já passaram pelo Mormaço Cultural

Thiago Castanho:

Participou do evento em 2024, ministrando uma palestra sobre a culinária amazônica e visitando a área gastronômica do festival.

Carlos Bertolazzi:

Convidado em 2023, ministrou palestras e degustou a culinária local para promover o intercâmbio com chefs de Boa Vista.

Edu Guedes:

Esteve presente na edição de 2022 e se encantou com os sabores da culinária regional, trocando experiências com os profissionais do evento.