MORMAÇO 2025 - Primeira noite do festival destaca força das intervenções culturais
Evento reúne teatro de rua, Feirinha Literária e Arena Hip Hop no Parque do Rio Branco
.jpg)
Por Wandilson Prata
há 6 horas
O Mormaço Cultural 2025 começou na noite desta sexta-feira, 19, no Parque do Rio Branco, e segue até domingo, 21, reunindo shows de artistas locais e nacionais, apresentações de teatro de rua e diversas intervenções culturais por todo o espaço.
Entre os grupos que integram a programação, estão: JM Jazz, Criart Teatral, Circo ImaginArte, Locômbia Teatro de Andanças e Só Rindo & Cia. Uma das atrações que vem despertando a curiosidade do público é o teatro itinerante lambe-lambe “Espia Aí”, apresentado pelo Criart Teatral. Segundo a diretora Kaline Barroso, os visitantes podem conferir quatro histórias diferentes dentro de caixas, todas voltadas para toda a família.

“Estamos muito felizes com a receptividade desse primeiro dia. As pessoas estão gostando bastante do projeto, que traz histórias regionais ligadas ao meio ambiente. A proposta é deixar para o público um entendimento particular sobre cada narrativa. Vamos circular por todo o espaço do Parque do Rio Branco”, explicou.
A universitária Larissa Melo, de 27 anos, participou da experiência e saiu encantada. “No meu ponto de vista, era uma história sobre a captura de peixes. Agora quero conhecer todas as outras. Achei um projeto diferente, porque eu estava andando no festival e acabei sendo convidada pelo grupo. Está inovador o Mormaço desse ano”, afirmou.

Feirinha Literária estreia com saraus, atividades infantis e “varal de mensagens”
Outro espaço que vem chamando a atenção é a Feirinha Literária Letra e Arte, que participa pela primeira vez do festival, reunindo coletivos de escritores e autores independentes de Boa Vista. O público encontra obras que vão da literatura infantil à poesia, passando por produções indígenas e até relatos baseados em fatos.

De acordo com umas das organizadoras do espaço, Márcia Iully, a programação inclui saraus diários a partir das 17h. “É um espaço para celebrar a produção local e aproximar os escritores do público”, destacou.
A agente comunitária de saúde Rosa da Conceição elogiou a novidade. “Participo pela segunda vez do Mormaço e esse ano fiquei impressionada com a Feirinha Literária. A prefeitura está de parabéns com essa iniciativa”, disse.

Arena Hip Hop leva pista de skate e batalhas de MCs ao Mormaço
Já na Arena Hip Hop, organizada pelo Grupo Plugadão, o público encontra uma pista de skate móvel que na primeira noite esteve aberta para todos. No sábado, 20, ocorrem competições nas categorias iniciante, amador e feminino, e no domingo, 21, o espaço será dedicado às crianças.
O roraimense Lorenzo Fagner, de 9 anos, foi um dos primeiros a estrear a pista. Ele pratica skate há dois anos e já acumula 12 medalhas. “Meu pai me apresentou o esporte e, desde então, nunca mais larguei. Ele sempre me acompanha e está sendo ‘da hora’ participar do Mormaço esse ano”, contou.

A arena também oferece um palco por onde devem passar cerca de 50 artistas locais, onde farão batalhas de MCs. Entre as famílias que acompanharam a programação estava a professora Rosiene Contreiras, mãe do rapper MC Hagacê.

“É um orgulho muito grande ver meu filho se apresentando hoje no Mormaço. Ele começou nas batalhas de rima, no ano passado, lançou seu primeiro álbum e, agora, estreia no palco como artista. Para mim, como mãe, é emocionante ver esse espaço dando oportunidade para novos talentos e garantindo o direito à cultura para todos”, afirmou.