População de Boa Vista destaca importância de Ecopontos para preservação do meio ambiente
Em um ano de funcionamento, os dois Ecopontos já receberam mais de 300 toneladas de material

Por Ana Gabriela Gomes
há 4 horas
Com foco na redução de resíduos no meio ambiente urbano, os Ecopontos instalados pela prefeitura vêm se consolidando como importantes aliados na preservação ambiental e na manutenção da limpeza de Boa Vista. Em um ano de funcionamento, os dois Ecopontos já receberam mais de 300 toneladas de material.
Morando há cerca de quatro meses no Cidade Satélite, o aposentado Wilson Braga é um dos aliados do Ecoponto do bairro e costuma depositar papelão, latas e garrafas pet. Para ele, ter o espaço na frente de casa facilita o processo, mas não deixou de reforçar a participação de todos.

“Destinando de forma correta a gente impede que esses materiais cheguem nos nossos rios e igarapés. Quando chove, a gente vê as reclamações de alagamentos e bueiros entupidos, mas quando limpam, o material que sai poderia ser deixado aqui, por exemplo”, comentou.
No Cidade Satélite e no Nova Cidade, os espaços foram criados para a destinação correta de recicláveis e resíduos que não devem se misturar com lixo comum, sendo uma alternativa segura para o descarte de entulhos de construção civil, móveis desmontados e equipamentos domésticos, resíduos de jardim, papel, plásticos, vidros, metais e outros.

O gerente Nicolas Rosa e a família descobriram o Ecoponto logo após a mudança, há quase seis meses. Hoje, ele vai ao local em intervalos de 15 dias levando, principalmente, latas, papéis e garrafas de vidro.
“Eu acho interessante a consciência da coleta seletiva, pensando nas pessoas que trabalham com isso, além de ser bom para a natureza, claro. E se a gente quer um retorno, temos que ajudar. A prefeitura está ajudando e dando essa oportunidade, agora a gente precisa fazer a nossa parte efetivamente”, disse.

Se a cidade está limpa, a chuva não é problema!
A colaboração dos moradores que entendem a importância desse espaço faz toda a diferença na preservação do meio ambiente, limpeza e organização urbana da cidade, principalmente no período chuvoso, já que a maioria dos itens retirados de bueiros entupidos são objetos e galhadas que podem ser destinados corretamente.

A dona de casa Aiskelth Coa conheceu o Ecoponto na manhã desta quarta-feira, 3, e já disse que voltará com o lixo separado. “Se a gente pode fazer nossa parte, por que não? Vou tentar vir com frequência jogar os plásticos, vidros e outros itens que a gente utiliza lá em casa. Nossa parte a gente pode fazer”, destacou.