Educação

SEMANA DO BEBÊ 2025 - Programação em escolas une famílias em brincadeiras que resgatam a alegria da infância

Com o tema “Infância Livre: o poder de brincar fora das telas”, as atividades seguem até esta quinta-feira, 25

Por Lucas Aires

há 3 horas

Cheio de sorrisos, cores e o som gostoso da infância, o pátio da Escola Municipal Áurea de Holanda Lima, bairro Equatorial, ficou animado nesta quarta-feira, 24, integrando a programação da Semana do Bebê 2025. Com o tema “Infância Livre: o poder de brincar fora das telas”, as atividades seguem até esta quinta-feira, 25, em cerca de 30 unidades de ensino, inclusive creches. 

 

Apresentação dos alunos da Escola Municipal Áurea de Holanda sobre o "Setembro Amarelo"

 

Em cores vibrantes – amarelo, azul, vermelho e verde, as turminhas da escola fizeram uma apresentação fofa. Além disso, pais e suas crianças se divertiram com boliche, pularam no circuito de bolinhas e fizeram artesanato. O evento também contou com a participação dos alunos das escolas Pequeno Polegar e Carlos Raimundo, que também mostraram seus talentos com a música e dança.

 

Apresentação dos alunos da Escola Municipal Pequeno Polegar
Bailarinas da Escola Municipal Carlos Raimundo arrasaram na performance

 

A Semana do Bebê faz parte da política da Primeira Infância, criada para comemorar o aniversário do programa Família Que Acolhe (FQA). A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), com o objetivo de apoiar os pais e cuidadores e promover um desenvolvimento saudável e integral dos pequenos. 

 

"É profundamente significativo quando a criança se envolve com materiais lúdicos e naturais", destaca Irlis

 

"Esta é uma ação intersetorial muito especial, voltada para nossas crianças. Nosso convite foi para que as famílias vivenciassem, na prática, o poder de brincar fora das telas. Propusemos brincadeiras sensoriais, de movimento e de imaginação, justamente para que todos redescobrissem a riqueza dessas interações”, explicou a gerente de Educação Infantil da SMEC, Irlis Pereira.

Além disso, as atividades representam o fortalecimento dos vínculos. “É profundamente significativo quando a criança se envolve com materiais lúdicos e naturais, mas o ponto principal é a família. É lindo ver os pais e avós relembrando suas próprias brincadeiras de infância”. 

 

"Ver tudo isso acontecendo, com tanta vida e alegria, é nossa maior recompensa", disse Marciani sobre a programação especial

 

Com um sorriso que ia de “orelha a orelha”, a gestora da escola, Marciani Sousa, compartilhou os bastidores do carinho que envolveu o planejamento.  "Conversamos com os pais e preparamos com professores apresentações que mostrassem um pouquinho da magia que vivemos aqui dentro. Montamos salas temáticas especiais com um único objetivo: fortalecer a tríade criança, família e escola. Ver tudo isso acontecendo, com tanta vida e alegria, é nossa maior recompensa", disse. 

 

"Foi maravilhosa a empolgação, não só do meu filho, mas de todas as crianças", conta Antônio

 

Antônio Gomes, pai do Arthur, afirmou que o evento se transformou em um dia inesquecível para ele e toda a família. "Na correria do dia a dia, nós perdemos essas oportunidades de interação. Aqui, eu pude ser apenas 'pai'. Foi maravilhosa a empolgação, não só do meu filho, mas de todas as crianças. É uma energia que renova a nossa esperança. Que venham muitos outros eventos assim".

 

"É bom desligar o celular, esquecer as telas e lembrar que o melhor da vida está nessas risadas e nessas mãozinhas que nos puxam para brincar", ressalta Elizabeth

 

Quem também se emocionou com a programação foi Elizabeth Romero, mãe da Isabel, principalmente quanto à evolução da filha. Ela conta que conseguiu um dia de folga para participar da atividade na escola, que foi algo memorável, sobretudo esse resgate da infância. 

“Cada segundo valeu ouro. Lembro que na sua primeira apresentação, a Isabel chorou mais do que participou. Hoje, ela dançou, se divertiu e a alegria nos olhos dela por me ver ali, presente, não tem preço. É bom desligar o celular, esquecer as telas e lembrar que o melhor da vida está nessas risadas e nessas mãozinhas que nos puxam para brincar. Isso sim é qualidade de vida".

*Supervisionado por Shirleia Rios