Educação

13ª Semana Pedagógica reúne cerca de 7 mil profissionais da Rede Municipal de Ensino

Abertura oficial no Teatro Municipal marcou o início da programação que prepara os servidores para o Ano Letivo de 2026

Por Marcus Miranda

há 7 horas - Última atualização há 7 horas

A Prefeitura de Boa Vista deu início à 13ª edição da Semana Pedagógica, evento tradicional que prepara os servidores da educação para o início do Ano Letivo de 2026, previsto para iniciar no dia 2 de fevereiro. A abertura oficial ocorreu nesta última segunda-feira, 26, na Sala Roraimeira do Teatro Municipal.

No foyer do teatro é possível ficar por dentro de alguns investimentos na educação, principalmente tecnológicos, que revolucionaram as práticas pedagógicas na rotina dos alunos

O evento foi marcado por um momento cultural especial, com a apresentação do cantor regional Neuber Uchôa, que emocionou o público ao interpretar grandes sucessos de sua carreira.

O cantor regional Neuber Uchôa emocionou o público ao interpretar grandes sucessos de sua carreira

O destaque da noite foi a palestra show do apresentador e poeta Allan Dias Castro, que conduziu os profissionais da educação a reflexões profundas sobre vida, propósito e motivação, em uma abordagem leve e inspiradora, voltada ao fortalecimento humano e profissional.

O apresentador e poeta Allan Dias Castro foi um dos destaques da abertura, promovendo uma palestra com reflexões progundas sobre a vida, propósito e motivação

Formação que reflete na aprendizagem

Com o tema “Conexões e Práticas Pedagógicas: caminhos para aprendizagem”, a Semana Pedagógica contempla cerca de 7 mil profissionais, entre professores, gestores, coordenadores, cuidadores, assistentes de alunos, merendeiras, motoristas, vigias e demais colaboradores que atuam nas escolas da capital, do campo e indígenas.

"São novos conhecimentos, conexões e isso reflete diretamente na aprendizagem dos nossos alunos”, destacou a secretária adjunta de Educação e Cultura, Meiry Jane Gomes

Para a secretária adjunta de Educação e Cultura, Meiry Jane Gomes, é um momento estratégico de formação e alinhamento das práticas educacionais da rede. “Durante este evento levamos informações fundamentais para a prática pedagógica dos nossos profissionais. São novos conhecimentos, conexões e isso reflete diretamente na aprendizagem dos nossos alunos”, destacou.

Entre os espaços disponibilizados no foyer estão as PlayTables, que chegaram na Rede Municipal de Ensino em 2025, unindo diversão e aprendizado

Expectativa e valorização dos servidores

A gestora da Escola Municipal Professora Carmen Eugênia Macaggi, Wiliane Moraes, destacou a importância de iniciar o ano com um momento formativo tão abrangente.

“Temos a oportunidade de assistir palestrantes nacionais com temas atuais e de grande relevância para nossa prática. A prefeitura planeja pensando em todos os servidores da educação, não apenas nos professores, mas também cuidadores, assistentes e todos que atuam na rede”, afirmou.

“Estamos animados, acreditando que teremos grandes momentos e aprendizados ao longo dessa programação”, disse Wiliane Moraes, gestora da Escola Municipal Carmen Eugênia Macaggi

Segundo ela, a expectativa para os momentos formativos ao longo da semana é positiva. “Estamos animados, acreditando que teremos grandes momentos e aprendizados ao longo dessa programação”, disse.

Experiências que inspiram a prática pedagógica

A professora Gilmara Batista, que atua na Rede Municipal desde 2013 expôs no foyer do teatro o livro “Práticas Exitosas em Alfabetização – Pesquisas inspiradoras e resultados transformadores”, do qual é uma das organizadoras. A obra reúne experiências pedagógicas desenvolvidas em escolas do município, com relatos e metodologias aplicadas por 22 profissionais da educação.

A professora Gilmara Batista levou para o evento um livro, escrito com a colaboração de 22 profissionais, que pretende fortalecer as práticas de ensino desenvolvidas na rede

“São experiências transformadoras, com bons resultados, que os professores podem contextualizar e aplicar na realidade das suas turmas. São ferramentas que podem ser adequadas ao contexto local de cada escola. Estamos muito motivados!”, explicou a profissional, que esse ano assume a coordenação da Escola Municipal Carmen Eugênia Macaggi.

Formação continuada e novos desafios

Para o professor de Educação Infantil da Escola Municipal Menino Jesus, Hudson Souza, a Semana Pedagógica é essencial, especialmente para os novos profissionais que ingressam na rede.

“São temas atuais, que envolvem o social, o educacional, o psicossocial e a relação com as famílias", destacou o professor Hudson Souza

“Todo ano chegam novos professores e a Semana Pedagógica é fundamental para orientar, direcionar e fortalecer o caminho para uma educação de qualidade. Muitas vezes, não temos tempo para a formação continuada e esse momento traz novas motivações, novas tecnologias e novos direcionamentos”, destacou.

Ele também ressaltou a importância das temáticas abordadas nesta edição. “São temas atuais, que envolvem o social, o educacional, o psicossocial e a relação com as famílias. Isso torna a Semana Pedagógica ainda mais relevante e animadora para todos nós que atuamos na educação”, completou.

Programação ampla e descentralizada

Ao longo desta semana, os profissionais participarão de 40 horas de capacitação, com atividades simultâneas em diversos pontos estratégicos da cidade. A programação inclui palestras com especialistas nacionais e internacionais, oficinas, momentos de acolhimento nas escolas e atividades de planejamento.

Ao longo desta semana, os profissionais participarão de 40 horas de capacitação, com atividades simultâneas em diversos pontos estratégicos da cidade

As discussões estão organizadas em sete eixos temáticos: socioemocional, tecnologia, neuropedagogia, educação especial, ética, saúde e gestão, promovendo a construção coletiva de práticas pedagógicas inovadoras e alinhadas às necessidades da comunidade escolar de Boa Vista.