Boa Vista oferece espaços de lazer e bem-estar a todas as idades
Selvinha Amazônica, Complexo Ayrton Senna, Bosque dos Papagaios, dentre outros locais estão ao alcance da população
Por Jaqueline Pontes
há 8 horas - Última atualização há 8 horas
Boa Vista se destaca por oferecer diversos espaços de lazer que promovem bem-estar, convivência social e qualidade de vida à população. Parques, praças e áreas verdes em toda a cidade funcionam são pontos de encontro para famílias, crianças, jovens, adultos e idosos, incentivando a prática de atividades físicas, o contato com a natureza e momentos de descanso.
Confira espaços de lazer na capital:
Selvinha Amazônica – Implantada nas praças da cidade, a Selvinha Amazônica é um projeto que faz parte da política pública da Primeira Infância, desenvolvido em Boa Vista. Os animais que compõe a fauna da região são representados em tamanho grande e coloridos para que as crianças possam desenvolver a coordenação motora e a criatividade, de forma lúdica.
É possível encontrar as esculturas no Complexo Ayrton Senna, Parque Germano Augusto Sampaio, Praça do Mirandinha, Nova Cidade, Conjunto Pérola do Rio Branco, 13 de Setembro, Praça dos Bambus, Pricumã, Praça Linear do Cinturão Verde, Cabos e Soldados, Cidade Satélite, Cruviana e Parque do Rio Branco. Para que o projeto siga sempre destaque entre as crianças, a prefeitura tem revitalizado as representações.
No Parque do Rio Branco, a Selvinha Amazônica conta com mais de 160 elementos, dentre eles, esculturas de jacaré, cobra, iguana, borboletas, formiga, abelha, lagarta, arara, tucano e macaco, além de árvores, folhas e flores. O espaço é composto por duas áreas: seca e molhada. Ambas ficam abertas ao público de quarta-feira a domingo, das 15h às 20h.
Complexo Ayrton Senna – Espaço ao ar livre voltado ao lazer e prática de esportes, como corrida, tênis, skate, vôlei, dentre outras atividades. O complexo conta também com ambientes de playground, lanchonetes, fontes e espelho d'água, tudo para oferecer experiências agradáveis às famílias. Recentemente, a prefeitura instalou uma cabine de hidratação no local, promovendo o cuidado com a população.
Praças Públicas – Para garantir o bem-estar das famílias, Boa Vista conta com 72 praças públicas na cidade. Os equipamentos possuem quadras poliesportivas, parques infantis, além de quiosques. Esses ambientes passam por manutenção periódica, como a Praça Cabos e Soldados, localizada no bairro Caranã, que recebeu novas quadras de vôlei de areia e calçadão.
Bosque dos Papagaios – Aberto ao público de terça a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, o horário de funcionamento do parque ecológico é das 8h às 18h. Sábado e domingo funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h. Espaço de proteção e guarda da biodiversidade amazônica, o local recebeu bicicletas para que os visitantes possam passear pelas trilhas.
Mirante Edileusa Loz – Inaugurado em 2020, o local possui 120 metros de altura, sendo o ponto de observação mais alto de Boa Vista e da região Norte. Funcionando de quarta-feira a domingo, das 15h às 21h, os ingressos são gratuitos à população. Interessados devem fazer o agendamento pelo site do equipamento. Cada entrada tem permanência de 20 minutos no observatório.
Praça do Mirandinha – Um dos espaços verdes mais procurados pelas famílias e amigos para fazer piquenique, festas de aniversários, ensaios fotográficos, dentre outros, o Mirandinha possui quadras de esporte e quiosques. Interessados em fazer celebrações devem ficar atentos às regras, pois é recomendável a solicitação de autorização de uso, na Secretaria Municipal de Conservação Pública.