Parceria com MS fortalece rede especializada à saúde da mulher em Boa Vista
Uma carreta de enviada pelo Governo Federal está no CPCOM, onde ocorrerão ofertas de consultas ginecológica e mastologia, exames de mamografia, entre outros serviços
Por Ana Gabriela Gomes
há 2 horas - Última atualização há 2 horas
Visando o fortalecimento e a ampliação ao acesso de mulheres a consultas, exames, cirurgias e tratamentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Boa Vista, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), lançou nesta sexta-feira, 16, no Centro de Prevenção do Câncer de Colo e Mama (CPCOM), a Unidade Móvel de Prevenção e Cuidado da Saúde da Mulher do programa "Agora Tem Especialistas", do Governo Federal.
Com oferta de consultas ginecológica e mastologia, biópsias, exames de mamografia, ultrassonografias e teleconsulta, a carreta tem previsão de ficar no CPCOM por 30 dias, podendo ser prorrogada pelo mesmo período. Para a secretária-adjunta de Saúde, Mareny Damasceno, a unidade móvel é como um complemento ao trabalho já promovido pela prefeitura.
“O CPCOM, desde 2016, atende mais de 5 mil mulheres por ano com foco total na prevenção e detecção precoce do câncer de mama e colo do útero, além das Carretas da Mulher, que desenvolvem um trabalho itinerante pelo município ofertando os mesmos serviços. Agora, recebemos de forma temporária a carreta do MS, para reduzir ainda mais as filas do SUS e fortalecer a rede especializada”, destacou.
Redução de filas e tempo de espera
Assim como as carretas da prefeitura, a porta de entrada para a carreta do MS é a Unidade Básica de Saúde (UBS). Após a consulta, a usuária é agendada e referenciada para a regulação estadual, setor responsável pelo encaminhamento da paciente até a unidade especializada, conforme explicou a superintendente do MS em Roraima, Andréa Maia.
“E a comunicação da regulação com a paciente é feita por telefone ou por mensagem, com data e horário de atendimento. Então, para reduzir as filas e o tempo de espera, a gente pede que as mulheres que estão aguardando pelo atendimento fiquem atentas ao celular”, disse Andréa.
Foi o que aconteceu com a servidora Ana Paula Gauger, que estava na fila para um exame. Na última terça, 13, ela recebeu a ligação da equipe. “Eu cheguei achando que era só um exame, mas já fui atendida pela médica. A equipe é simpática e te tranquiliza muito. Eu super recomendo. Toda mulher deve buscar o cuidado que merece e precisa”, falou.
OUTROS MUNICÍPIOS – Após o período em Boa Vista, a previsão é que a carreta percorra outros municípios do estado, a fim de facilitar o acesso ao maior número de mulheres.