Educação

Prefeitura inicia chamamento de crianças para vagas remanescentes nas creches

O processo inicia nesta terça, 27, por meio do sistema Matrícula Online

Por Marcus Miranda

há 6 horas

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) inicia, a partir desta terça-feira, 27, o chamamento de crianças que estão na lista de espera por vagas em creches.  com o objetivo de preencher vagas remanescentes nas redes municipal e conveniada de ensino.

O processo deve ser feito exclusivamente por meio do sistema Matrícula Online, disponível nos canais aplicativo, site e Central Tele Matrícula (0800 280 3536) – o atendimento ocorre todos os dias, das 7h às 19h – e ocorrerá em três etapas, conforme o perfil das crianças e a disponibilidade de vagas.

1ª Etapa – Lista de espera das escolas solicitadas

A primeira etapa é exclusiva para crianças que já estão na lista de espera das unidades escolares solicitadas anteriormente. Os responsáveis serão notificados sobre a aprovação da vaga e o agendamento da matrícula.

27/01/2026: Aprovação das solicitações e notificação pelo aplicativo Matrícula Online

27 e 28/01/2026: Contato da Central Tele Matrícula para reforçar a notificação

28 a 30/01/2026: Efetivação da matrícula diretamente na unidade escolar

2ª Etapa – Transferência de crianças já matriculadas

A segunda etapa é destinada às crianças que já possuem matrícula ativa, possibilitando transferências entre a rede municipal e a rede conveniada, conforme a disponibilidade de vagas.

31/01, 01/02 e 02/02/2026: Solicitação de transferência via aplicativo, site ou Central Tele Matrícula

02 a 05/02/2026: Efetivação das transferências nas unidades escolares, respeitando o prazo de até 72 horas

3ª Etapa – Nova solicitação para lista de espera

Na terceira etapa, o sistema será reaberto para crianças que permanecem na lista de espera. Os responsáveis poderão solicitar vagas em escolas diferentes das escolhidas em dezembro, tanto na rede municipal quanto na conveniada.

10/02/2026: Publicação das vagas disponíveis no Diário Oficial do Município (DOM)

11 e 12/02/2026: Período de solicitação de matrícula via Matrícula Online

12, 13, 19 e 20/02/2026: Efetivação das matrículas nas unidades escolares

Prazos e orientações importantes

Após a aprovação da solicitação de matrícula ou transferência, os responsáveis terão até 72 horas para comparecer à unidade escolar e efetivar o procedimento. O não cumprimento do prazo pode resultar na perda da vaga.

No dia 27 de fevereiro de 2026, a SMEC fará a atualização da lista de espera, com publicação oficial no Diário Oficial do Município (DOM).

Documentos necessários para efetivação da matrícula

Para a matrícula, é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos:

Certidão de nascimento ou carteira de identidade da criança

Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Comprovante de residência atualizado

Cartão do SUS

Cartão de Vacina atualizado

Documentação do responsável legal

Cartão do Bolsa Família com Número de Identificação Social (NIS), quando houver

Laudo médico para crianças com deficiência, transtornos ou restrição alimentar, quando houver

02 (duas) fotos 3x4

A SMEC reforça que todo o processo ocorre exclusivamente pelo sistema Matrícula Online, garantindo transparência, organização e agilidade no preenchimento das vagas.