Trabalho diário dos agentes de limpeza urbana garante qualidade de vida em Boa Vista
Com dedicação, esses profissionais transformam ruas e praças em espaços de orgulho e bem-estar para a população
Por Wandilson Prata
há 7 horas
Presentes em todos os bairros da capital, os agentes de limpeza urbana — conhecidos carinhosamente pela população como “verdinhos” e “amarelinhos” — são os grandes protagonistas por trás do cuidado diário com Boa Vista. São eles que desempenham múltiplas funções e contribuíram diretamente para que em 2026 a cidade conquistasse a 1ª posição entre as capitais brasileiras com o melhor serviço público do país.
Esse trabalho que torna Boa Vista mais bonita, organizada e agradável, é feito pela Secretaria Municipal de Conservação Pública, que segue um cronograma diário de serviços, atendendo todas as regiões da cidade ao longo do ano. Com dedicação e compromisso, os profissionais garantem ruas limpas, praças bem cuidadas e espaços públicos organizados.
O esforço contínuo das equipes foi decisivo para que áreas como limpeza urbana e zeladoria alcançassem nota média 8 na avaliação do Instituto Veritá, refletindo diretamente na qualidade de vida percebida pela população.
Paisagismo: um diferencial que encanta
Entre os serviços que fizeram Boa Vista se destacar no cenário nacional, o paisagismo é um dos grandes diferenciais da capital. Praças públicas e canteiros centrais das principais avenidas recebem cuidados permanentes, ornamentados com arbustos coloridos que formam verdadeiras cercas vivas e reforçam a harmonia visual da cidade, além de despertar o orgulho de quem vive aqui.
Espécies como Ixora, Alamanda, Teresinha e Pingo-de-Ouro são amplamente utilizadas na composição dos espaços verdes. Durante o verão, a irrigação dessas áreas é intensificada com o apoio de carretas-pipa, preservando a vegetação e a beleza contínua dos ambientes urbanos.
Os agentes atuam diariamente na manutenção das áreas verdes, fazendo serviços como poda, roçagem e plantio, com mais de 80 espécies de plantas, entre perenes, sazonais e grama. O secretário municipal de Conservação Pública, Daniel Lima, destaca que as equipes também são responsáveis pela manutenção de praças e Selvinhas Amazônicas, estando presentes em mais de 68 espaços distribuídos pelos bairros da capital.
“O trabalho inclui ações constantes de revitalização e manutenção desses espaços públicos, como pintura, recuperação de brinquedos e muretas, reparos em calçadas, alambrados, pavimentação com paver, meios-fios e paisagismo. Todos os profissionais são capacitados e preparados para cada função. Temos equipes de excelência”, destacou o secretário.
Histórias que fortalecem o cuidado com a cidade
Por trás de cada espaço bem cuidado em Boa Vista, há histórias de dedicação e vocação. É o caso do pintor Calil Areb, de 56 anos, que atua há oito anos na revitalização dos espaços públicos.
“Comecei como ajudante e, com o tempo, me tornei pintor. Vejo o quanto já contribuí com o cuidado da cidade e sigo deixando esse legado. Fico muito feliz em ver as praças ganhando vida com a pintura que faço e a população utilizando esses espaços de lazer”, afirmou.
As equipes de limpeza também trabalham nos canais de escoamento, com serviço de capinagem, roçagem, raspagem de areia e coleta de resíduos, deixando o ambiente sempre limpo, seguro e bem preservado.
O agente de limpeza Uirasmar Marques, de 40 anos, atua há 11 anos na zeladoria da cidade e também se orgulha de sua dedicação e de fazer parte desse trabalho.
“Me sinto feliz em contribuir para que nossa cidade esteja sempre limpa. Também peço a colaboração da população, jogando o lixo no local adequado, para que juntos possamos cuidar de Boa Vista”, destacou.