Segurança

HERÓIS DE QUATRO PATAS - Cães da GCM se despedem do serviço ativo e iniciam nova etapa em família

Luke e Stark foram adotados por condutores do grupamento devido ao vínculo já existente entre animais e agentes

Por Jaqueline Pontes

há 2 horas - Última atualização há 2 horas

Após anos de serviço e dedicação à segurança da população de Boa Vista, os cães Luke e Stark da Guarda Civil Municipal (GCM) se aposentaram com honra, passando a receber o descanso que sempre mereceram. Em cerimônia de aposentadoria nesta quarta-feira, 4, na sede do Grupamento Tático Municipal (GTAM), os heróis de quatro patas se despediram dos agentes e seguiram para a nova família.

 

Animais se despedem do serviço ativo

 

Da raça pastor-belga Malinois, conhecida por caraterísticas como inteligência e agilidade, os cães atuaram por 7 anos, desde os 45 dias de vida, quando iniciaram os treinamentos. De acordo com o secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, Wilson Francisco, o processo de aposentadoria de animais é criterioso, pois busca garantir que todas as necessidades dos cães sejam atendidas após anos de atuação.

 

Após anos de serviço e dedicação, os animais se aposentam

 

“Esses animais seguirão com os condutores, pois ambos possuem uma relação de cuidados e treinamentos, mas a Guarda Municipal segue dando toda a assistência como serviços veterinários, além de visitas constantes na nova casa do animal, tudo isso para garantir o bem-estar deles. Esse processo de aposentadoria é extremamente criterioso para dar o devido descanso aos cães”, disse.

Uma aposentadoria feliz e tranquila

Com uma rotina de atividades no canil, os animais passavam por treinamento, geralmente no período da manhã, devido às temperaturas serem mais baixas, respeitando a saúde dos cães. O inspetor Natanael Costa, novo tutor de Stark, afirma que agora novos hábitos serão cultivados, porém sem deixar de ser saudáveis, equilibrando atividades físicas com convívio social e passeios pelo sítio da família, praças e parques de Boa Vista.

 

Cães seguem para famílias de guardas

 

“Tenho um filho autista e ele foi a primeira pessoa com quem o Stark socializou em casa. Os dois já se deram bem de primeira. Apesar de ser um cão de guarda e proteção, ele já está entendo que está na aposentadoria, pois está mais relaxado. Agora é vida tranquila: brincar, comer, dormir e relaxar. Tenho um ‘caramelo’ em casa e eles estão se dando muito bem. O dever dele foi cumprido com excelência”, contou.

Mesmo com os animais deixando o canil, a Guarda Civil Municipal se preocupa com o bem-estar dos cães e garante incentivos após a aposentadoria, como cuidados veterinários, vacinas e exames de rotina. Agora, com o dever cumprindo e anos dedicados à proteção do bem público, Luke e Stark serão integrados a nova família para desacelerar o dia a dia e viverem com mais tranquilidade.

 

Animais serviram por 7 anos na GCM

 

Reconhecimento ao serviço

Durante a cerimônia de reconhecimento, 22 guardas que atuaram como condutores de cães também foram homenageados pelos serviços prestados em parceria com os animais, impactando positivamente na segurança da capital. Araújo Júnior hoje integra a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), porém atuou no Canil por 11 anos e foi um dos agentes homenageados.

“Iniciei o trabalho com o adestramento de cães em 2010 e dentre as funções se destacavam os cuidados como alimentação dos animais, além de fazer que eles socializassem dentro da comunidade, garantindo a segurança também em eventos públicos da cidade, com grande circulação de público. Fico lisonjeado por receber essa honraria pelo trabalho prestado dentro do grupamento”, destacou.

 

Araújo Júnior recebeu homenagem por anos de atuação no Canil