Prefeito Arthur Henrique inaugura Complexo da Primeira Infância no bairro Pedra Pintada
Espaço é composto por: Praça José Francisco Gomes, Jardim Filtrante e Escola Municipal Professor Fridman da Cunha Nascimento
Por Ana Gabriela Gomes
há 11 horas - Última atualização há 11 horas
Integrando educação, lazer e sustentabilidade ambiental, a Prefeitura de Boa Vista inaugurou neste sábado, 21, o Complexo da Primeira Infância Missionária Pauline Suellen da Silva Andrade, no bairro Pedra Pintada. O espaço é formado pelo Jardim Filtrante, pela Escola Municipal Professor Fridman da Cunha Nascimento e pela Praça José Francisco Gomes.
“É uma entrega extremamente importante para um bairro relativamente recente. Já entregamos uma Unidade Básica de Saúde (UBS), inauguramos há poucos dias a primeira escola do bairro e, agora, é a vez do Complexo da Primeira Infância. Tenho certeza de que as famílias vão aproveitar ao máximo”, destacou o prefeito Arthur Henrique.
1ª Praça do Pedra Pintada
Sendo um espaço de lazer e convivência familiar, a Praça José Francisco Gomes conta com playground, academia ao ar livre, quadra poliesportiva coberta com grama sintética, campo de futebol society e quadra de vôlei de areia, incentivando a prática de esportes e a convivência social para diferentes idades.
Há 9 anos no bairro, a dona de casa Nádia de Paula disse que o complexo representa uma mudança na qualidade de vida dos moradores. “O Pedra Pintada é grande e não contava com espaço de lazer. Agora está maravilhoso e eu espero que as pessoas cuidem, porque esse lugar será muito utilizado por mim e pela minha família”, explicou.
Para a farmacêutica Pâmela Sousa, o espaço simboliza uma nova fase para o Pedra Pintada. “É um importante avanço para o bairro. Além de incentivar a prática de esportes e o convívio familiar, é uma oportunidade de crescimento e empreendedorismo. Se antes a gente se deslocava para outras praças, agora podemos usufruir de um espaço como esse a poucos metros de casa”, contou.
Um espaço para a criançada se divertir
Inaugurada no início do mês, a Escola Municipal Professor Fridman da Cunha Nascimento oferta 840 vagas para crianças de 2 a 5 anos. Primeira unidade de ensino do Pedra Pintada, atende crianças nas etapas de creche e pré-escola. Neste sábado, 21, alunos da instituição participaram da inauguração na área do Jardim Filtrante, localizado na lateral da escola.
“É uma forma de as crianças se aproximarem ainda mais da instituição. Esse sentimento de pertencimento, cuidado e inclusão faz a diferença. Agora eles vão passar por aqui e ver as próprias mãozinhas no muro e as amarelinhas no chão”, explicou a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Governo, Maria Consuêlo Sales.
Com 719 metros quadrados de área, o Jardim Filtrante integra um Sistema de Gestão de Águas Pluviais, composto ainda por um reservatório subterrâneo de retenção. O processo envolve captação, pré-detenção, filtração e tratamento da água da chuva, contribuindo para melhorar o escoamento no local.
Oportunidade de empreendedorismo
Na praça, a população conta ainda com quiosques de alimentação variados. Um deles é gerido por Elton Sena, que mora há 8 anos no bairro. “A expectativa é crescer e expandir ainda mais o negócio, que antes funcionava em uma casa alugada, aqui mesmo no Pedra Pintada, com quatro funcionários. E hoje, temos oito aqui no quiosque, o que fortalece também a geração de emprego na região”, destacou.
A praça também contará com uma feirinha, que vai funcionar todas as sextas, das 18h às 22h. Quem acompanhou esse desenvolvimento de perto foi a dona de casa Marileuza de Souza. Ao lado da enteada e do neto, ela acompanhou a inauguração, fortalecendo os empreendedores locais.
“Estávamos esperando por isso há muito tempo. Eu caminho e corro todo dia, e agora tenho um lugar seguro para isso. Amei o espaço e espero que as pessoas preservem”, falou.
Quem são os homenageados?
O complexo leva o nome da Missionária Pauliane Suellen da Silva, uma das primeiras moradoras do Pedra Pintada. Conhecida como Tia Pauli, ela dedicou a vida aos cuidados das crianças e das famílias em situação de vulnerabilidade, participando ativamente das lutas e conquistas do bairro, além de ajudar os moradores com cesta básica, material escolar e apoio social.
Já a praça homenageia o goiano José Francisco Gomes, conhecido como “Ferrinho”, que chegou a Roraima em 2015. Empresário do ramo metalúrgico, ingressou nas corridas de rua e passou a treinar com amigos na região do Bom Intento, tendo se destacado na comunidade da corrida.
“Ele tinha satisfação em ajudar o próximo, então deixar essa praça com o nome dele é uma forma de representar a história e o legado dele. Eu só tenho a agradecer ao prefeito Arthur e à prefeitura pela homenagem. Que essa praça faça muitas pessoas felizes”, contou Pablo Gomes, filho do homenageado.