Educação

Boa Vista é destaque em encontro nacional de Educação Digital

Capital roraimense foi a única representante de Roraima em evento do MEC em Brasília (DF), voltado à inovação pedagógica e ao uso de tecnologias na área

Por Marcus Miranda

há 7 horas

Mais uma vez, Boa Vista ganhou projeção no cenário educacional brasileiro, desta vez ao participar do Encontro Nacional da Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica, ocorrido na última semana em Brasília (DF). A capital foi a única representante de Roraima no evento, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

O encontro reuniu técnicos, gestores e representantes de redes municipais de ensino de diversas regiões do país, com foco na implementação do currículo de Educação Digital e Midiática, além da troca de experiências e do fortalecimento de políticas públicas voltadas ao uso qualificado das tecnologias na educação básica.

Participação estratégica e protagonismo

A capital foi representada pelo assessor pedagógico da SMEC, Paulo Santos, que também atua como Embaixador Digital pelo MEC. A participação reforça o protagonismo de Boa Vista na construção de uma educação mais conectada, inovadora e alinhada aos desafios contemporâneos.

"A nossa rede já desenvolve projetos que têm impacto direto na aprendizagem dos alunos", reforçou Paulo Santos, assessor pedagógico da SMEC

Segundo ele, estar presente em um espaço de articulação nacional fortalece ainda mais o trabalho que já vem sendo desenvolvido na rede municipal. “Participar de um evento como esse é muito importante porque coloca Boa Vista nesse diálogo nacional sobre educação digital. A nossa rede já desenvolve projetos que têm impacto direto na aprendizagem dos alunos, e poder compartilhar essas experiências, ao mesmo tempo em que se aprende com outras realidades, fortalece ainda mais o nosso trabalho”, destacou.

Boa Vista como referência em tecnologia educacional

Durante o encontro, também foi apresentado o pré-lançamento da Coleção Brasileira de Educação Digital e Midiática, iniciativa que apoiará redes públicas com materiais pedagógicos e orientações para o uso consciente e crítico das tecnologias.

O evento contou com oficinas a palestras

Nesse contexto, Boa Vista se destacou pelas experiências já consolidadas na rede municipal, com projetos que integram a tecnologia ao processo de ensino-aprendizagem.

“A nossa rede já vem avançando com iniciativas importantes, como o uso de realidade virtual com o BV-128 e projetos de robótica educacional, como o Matatalab. São ações que estimulam o pensamento lógico, a criatividade e aproximam os alunos do universo digital desde cedo”, completou Paulo Santos.

Troca de experiências e formação continuada

O evento integrou a etapa final da especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica, com carga horária de 360 horas, coordenada por universidades parceiras e voltada à formação de equipes técnicas das secretarias municipais.

Durante a programação, os participantes discutiram estratégias para a implementação do currículo digital nas escolas, além de ações voltadas à formação continuada de professores e ao uso pedagógico das tecnologias.