Feira de Empreendedorismo promove protagonismo financeiro de alunos da capital
O evento ocorreu na Escola Palmira de Castro, no bairro Professora Araceli Souto Maior
Por Karol Holanda
há 1 hora - Última atualização há 1 hora
Incentivando o protagonismo infantil por meio do empreendedorismo, a 5ª edição da Feira do Empreendedorismo Palmira reuniu os alunos da Escola Municipal Palmira de Castro, no bairro Professora Araceli Souto Maior, nesta quarta-feira, 3. Os alunos do 1º ao 5º ano atuaram como pequenos empreendedores, comercializando produtos variados.
“A feira é o momento onde colocam em prática os aprendizados iniciados na sala de aula. No evento é onde há a comercialização dos produtos desenvolvidos ou organizados por eles, além de prática da matemática, do atendimento ao público, da gestão financeira e do trabalho em equipe. Fico muito feliz vendo a evolução deles”, disse o gestor, Izaias Ferreira.
A professora Mayane Oliveira coordenou o estande de “Minilivros” para colorir, desenvolvidos pelos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As crianças participaram de todo processo, desde a idealização e produção. Para a educadora os avanços foram nítidos.
“Eles foram os protagonistas do processo. Chegamos com várias ideias de produtos e, em conjunto decidimos que o melhor seria os ‘minilivros’ para colorir. Então, fizemos a impressão, o recorte e a montagem. E hoje eles estão aqui vendendo os livrinhos. Foram evidentes os avanços deles, principalmente na matemática”, destacou a professora.
O empresário do estande foi o aluno Murilo Gabriel de 10 anos. Participou pela primeira vez do evento e gostou da experiência de comercializar os livros de colorir. “Eu gostei muito da feira, principalmente de vender, de receber dinheiro e dar o troco. Quero muito participar no ano que vem”, destacou.
O evento é aberto à comunidade e valoriza a participação de familiares tornando a experiência cheia de significados para todos. O assistente administrativo, Robério Oliveira, 45 anos, prestigiou a filha Isabela Nicole, 8. Segundo ele, a feira é importante, pois incentiva as crianças a se tornarem adultos que saibam administrar as finanças com sabedoria.
“No futuro, eles vão saber lidar com as finanças e administração. Então, desde pequenos já entendem a importância do dinheiro, como fazer as melhores escolhas de compras, comparando valores e estabelecimentos. Além de ser a base para se tornarem futuros empreendedores”, completou.