AGROBV 2026 - Com estrutura ampla, evento fortalece o desenvolvimento do agronegócio em Roraima
O Centro de Difusão Tecnológica conta com uma área total de 50 hectares
Por Jaqueline Pontes
há 2 horas - Última atualização há 1 hora
Por trás do Maior Evento do Agro de Roraima existem números que revelam sua dimensão. Neste ano, o AgroBV reúne uma ampla estrutura no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), localizado na região do Bom Intento, entre os dias 30 de julho e 2 de agosto. O objetivo é conectar produtores rurais, empresas, instituições financeiras e o público em geral, movimentando diferentes setores da economia.
“O AgroBV cresceu e hoje é um ambiente de inovação, conhecimento e oportunidades. Investimos em novos espaços, como a Fazendinha Kids, e ampliamos a participação de produtores, empreendedores e instituições. Tudo isso torna o evento um importante motor de desenvolvimento para o estado”, disse o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva.
AgroBV em números
Com uma área total de 50 hectares, o Centro de Difusão Tecnológica receberá o AgroBV. Neste ano, 22 hectares foram destinados ao cultivo de capim, milho, soja e girassol, reforçando o caráter técnico da programação. Outra novidade é a ampliação da Fazendinha Kids, que passa a contar com 12 metros de frente por 28 de profundidade, além de um tanque para peixes, onde serão colocados matrinxã, tambaqui e pirarucu.
Neste ano, o AgroBV também terá uma ampla praça de alimentação, com 3 mil metros quadrados. No local, serão montadas 20 tendas destinadas à agricultura familiar, onde produtores rurais poderão comercializar alimentos e produtos cultivados no campo. O ambiente também reunirá quatro restaurantes, além de uma churrascaria instalada em área próxima.
A programação contará ainda com 20 espaços voltados aos empreendedores da Agência Municipal de Empreendedorismo (AME) e outros 15 destinados a ambulantes que atuarão na venda de alimentos. Quem comercializa outros tipos de produtos também terá à disposição uma área coberta por tendas, localizada fora da praça de alimentação. Nesse local, os visitantes encontrarão roupas, artesanato e outros itens.
Ao todo, a estrutura dispõe de 192 espaços, organizados em lotes de 10 x 10 metros. Para esta edição, 80 empresas já confirmaram participação. Algumas ocuparão entre quatro e cinco lotes, especialmente aquelas que expõem máquinas de grande porte e demandam áreas maiores. Além da área destinada aos expositores, o evento contará com um curral para exposição, comercialização e leilão de touros.