MORMAÇO 2026 - Focus Cia de Dança marca segunda noite de espetáculos no Teatro Municipal
Companhia apresentou “As canções que você dançou pra mim”, inspirados em músicas do Rei Roberto Carlos
Por Ana Gabriela Gomes
há 7 horas - Última atualização há 2 horas
A programação do Mormaço Cultural 2026 movimentou o Teatro Municipal nesta sexta-feira, 11. Na Sala Roraimeira, a Focus Cia. de Dança apresentou o espetáculo “As canções que você dançou pra mim”, inspirado nas músicas de Roberto Carlos. Na área externa, o cantor Rubinho Gleydson levou clássicos do pop rock nacional ao público.
Promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), o festival reúne atrações locais e nacionais, com o objetivo principal de ampliar o acesso da população a diferentes linguagens artísticas.
“É um período que a gente também consegue movimentar e fomentar a economia local. Os hotéis ficam com uma taxa de ocupação maior, os restaurantes mais cheios, os motoristas de aplicativo também são beneficiados. Então, a gente consegue unir a promoção da cultura com o fomento à nossa economia”, disse o prefeito Marcelo Zeitoune.
“As canções que você dançou pra mim”
Com 26 anos de trajetória, a Focus Cia. de Dança retornou a Boa Vista, onde se apresentou pela primeira vez há dez anos, para estrear no Mormaço Cultural, nesta sexta-feira, 12. Criado e coreografado por Alex Neoral, o espetáculo “As canções que você dançou pra mim” reúne quatro casais de bailarinos e utiliza 72 trechos de músicas de Roberto Carlos.
Para o diretor, trazer o espetáculo para o Mormaço permite aproximar a dança contemporânea de um repertório conhecido por diferentes gerações. “Quando a gente mistura isso com a dança, cria uma relação muito bonita entre a música e o movimento. Os bailarinos também quebram a quarta parede, entram em contato com o público e fazem com que as pessoas se sintam parte do espetáculo”, explicou Alex Neoral.
No palco, músicas como O Calhambeque, Detalhes, Desabafo, Proposta, Seu Corpo e Emoções são apresentadas a partir da dança contemporânea. Os figurinos também fazem referência a diferentes décadas, enquanto a interação dos bailarinos com o público aproxima a apresentação da memória afetiva despertada pelas canções.
Entre os espectadores estava Laura Rodrigues, fã de Roberto Carlos. Ela contou que o filho nasceu em 19 de abril, mesma data do aniversário do cantor, e recebeu o nome Carlos em homenagem ao artista.
“Eu sou muito fã. Então, a expectativa para o espetáculo é muito grande. Eu estou muito feliz. É a primeira vez que venho ao Teatro Municipal e achei a atmosfera lindíssima”, contou.
Música na área externa
O cantor Rubinho Gleydson participou pela primeira vez do Mormaço Cultural. O artista apresentou clássicos do pop rock brasileiro, com músicas de Legião Urbana, Jota Quest, Frejat e Capital Inicial.
“É uma experiência única participar desse grande evento, dessa grande magnitude no Norte do país. Estou muito feliz e quero agradecer à Prefeitura de Boa Vista pelo convite e pelo incentivo à cultura neste estado maravilhoso que me acolheu tão bem”, disse.
Amanda Alves e Amon Barbosa também acompanharam as apresentações. Eles conheceram o festival no ano passado e retornaram este ano para curtir a segunda noite de programação.
“A gente se apaixonou pelo evento. Este ano, a gente está conhecendo a programação daqui e pretende ir lá no Parque do Rio Branco de novo. Estamos esperando os shows do Seu Jorge e do Cidade Negra”, disse Amanda.
Intercâmbio cultural
Segundo o presidente da FETEC, Dyego Monnzaho, a participação de companhias e artistas de outras regiões, junto aos talentos locais, faz parte da proposta do Mormaço Cultural.
“O trabalho da Focus Cia. de Dança é singular. Trazer esse espetáculo para Boa Vista representa muito, porque é um clássico da companhia e da dança contemporânea brasileira. A ideia da Prefeitura de trazer eventos de qualidade, tanto de artistas de fora quanto de artistas da terra, fortalece a identidade do projeto e, sobretudo, é um convite para a população ir ao teatro”, destacou.
A programação da Focus em Boa Vista também inclui uma oficina de dança contemporânea para bailarinos profissionais e amadores, que ocorre neste sábado, 12, a partir das 10h, no Teatro Municipal.
FINAL DE SEMANA – O Mormaço Cultural 2026 segue neste sábado, 12, e domingo, 13, no Teatro Municipal. No Parque do Rio Branco, os shows ocorrerão nos dias 18, 19 e 20 de setembro, reunindo atrações locais e nacionais.