Dedo Verde

Proteção social, defesa de direitos, prevenção de riscos, fortalecimento dos vínculos sociais e familiares e do protagonismo juvenil com ênfase na cidadania ambiental. São estes os objetivos das ações desenvolvidas pelo programa Dedo Verde, que atende adolescentes com idades entre 14 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social.  

Entre as atividades estão ações voltadas para a cultura, como oficinas de música e teatro, práticas esportivas e recreação, oficinas de educação ambiental, produção de plantas medicinais, flores tropicais e húmus, além de reforço escolar, informática e clube de leitura. Há ainda a participação em eventos como Feira Sebrae, Natal, arraial e passeios ao cinema e aos igarapés.

Os jovens também participam de ações educativas em que são trabalhados aspectos relacionados à saúde – atendimento médico, odontológico, oftalmológico, palestras pertinentes e primeiros socorros.

Atualmente o programa atende 100 adolescentes, que recebem uma bolsa no valor de R$180, vale-transporte, lanche e refeição. Eles elaboram um caderno de memória (narrativa autobiográfica) e, ao completarem 18 anos, são preparados para deixar o Dedo Verde por meio de uma capacitação em uma linha de produção sustentável.

Este trabalho é fruto do plano de governo da Prefeita Teresa Surita, que priorizou a ampliação da Rede de Proteção do Adolescente em Vulnerabilidade Social.